Tecnologia

Elon Musk está treinando IA com dados de usuários no X; como desativar

Plataforma pode sofrer sanções da União Europeia por não notificar usuários sobre coleta

O X, o antigo Twitter, passou, recentemente, a coletar dados de usuários para treinar o Grok, seu sistema próprio de inteligência artificial. Na última semana, a empresa confirmou que quem não concordar com esta ação pode recusar ter suas informações utilizadas para treinar IA nas configurações. Saiba mais abaixo.

Onda de protestos

whatsapp invite banner

O pronunciamento da empresa aconteceu após muitos entusiastas da rede se manifestarem de maneira contrária à coleta que não foi amplamente divulgada. A rede social chefiada pelo bilionário Elon Musk pode, assim, ter violado a legislação da União Europeia ao iniciar a coleta de dados de usuários sem notificá-los explicitamente.

Caso os países do bloco considerem a atuação da empresa irregular, o X pode posteriormente sofrer sanções na região.

A Meta também fez algo bastante parecido nas últimas semanas. Dessa forma, chegou a atualizar suas diretrizes de privacidade indicando a possibilidade de usar dados de publicações e comentários públicos. Embora tenha argumentado que não coletará dados privados de usuários — em DMs, por exemplo –, a plataforma foi notificada por autoridades de algumas regiões do globo, incluindo o Brasil.

Tudo sobre o “noplace”, rede para Geração Z que junta Twitter e MySpace

Elon Musk muda regras e X/Twitter passa a permitir conteúdo pornô

Como desativar a coleta de dados?

Entretanto, o X revelou na última sexta-feira (26) que há possibilidade de os usuários recusarem terem seus dados utilizados para treinamento na plataforma. Para isso, o processo é bem simples, basta acessar “Configurações e privacidade”, “Privacidade e segurança” e por último procurar pela opção “Grok”.

Para finalizar o processo, basta desmarcar a caixa que aparece ao lado da inscrição “permita que suas postagens, assim como suas interações, entradas e resultados com o Grok sejam usados ​​para treinamento e aperfeiçoamento”.

Por enquanto, a opção está disponível apenas na versão web da rede social, mas, de acordo com a publicação realizada no perfil de segurança do X, deverá chegar em breve à versão para sistemas móveis.

Todos os usuários X têm a capacidade de controlar se suas postagens públicas podem ser usadas para treinar Grok, o assistente de pesquisa de IA. Esta opção é uma adição aos seus controles existentes sobre se suas interações, entradas e resultados relacionados ao Grok podem ser utilizados. Essa configuração está disponível na plataforma web e em breve será lançada no celular,

 

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas