Elon Musk revela robotaxi nesta 5ª; veja o que esperar e como assistir
Nesta quinta-feira (10), a Tesla irá revelar seu novo veículo robotaxi (ou “Cybercab”) no evento “We, Robot”, no estúdio da Warner Bros. Discovery em Burbank, Califórnia, nos EUA. O evento começa às 23h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo pelo X/Twitter — que voltou a funcionar no Brasil.
A montadora também costuma transmitir eventos ao vivo em sua página do YouTube, mas ainda não se sabe se isso irá se aplicar à revelação do robotaxi. Porém, a página dedicada à transmissão no X já está no ar, disponível aqui!
Em abril, o empresário Elon Musk, responsável pela Tesla e o X, disse que o evento seria em 8 de agosto. No entanto, um atraso foi necessário devido a “uma importante mudança de design na parte frontal [do veículo]”, segundo a empresa.
O que esperar do Robotaxi e do “We, Robot”?
O protótipo do novo carro será o primeiro da Tesla desde o anúncio do Cybertruck em 2019. Tendo como base as imagens da biografia de Musk publicada por Walter Isaacson em 2023, a novidade deve ser um veículo compacto de duas portas e dois lugares, semelhante ao Cybertruck, com bordas angulares e acabamento em aço inoxidável.
Além disso, ele deve ter a ausência de volante ou pedais, o que pode dificultar a venda devido aos padrões de segurança automotiva nos EUA.
Quando Elon Musk sugeriu pela primeira vez os robotaxis, em 2019, a ideia era que eles funcionassem como táxis autônomos por aplicativo. Na época, ele disse que a Tesla ofereceria uma frota dos carros em lugares onde não houvesse pessoas suficientes para compartilhar seus carros.
Mas, por enquanto, o sistema avançado de assistência ao motorista FSD (Full Self-Driving) da Tesla ainda não é totalmente autônomo. Isso porque ele pode exigir que um motorista humano assuma o controle se necessário.
Com um título que faz referência ao filme “Eu, Robô”, o evento “We, Robot” pode trazer ainda atualizações sobre o robô humanoide Optimus. Por fim, a Tesla deve mostrar prévias do veículo elétrico de US$ 25.000 (quase R$ 140 mil), apelidado de Model 2, bem como detalhes da futura Cybervan autônoma.