É melhor dar uma segurada e não atualizar para o iOS 14 tão cedo
O iOS 14 foi liberado na tarde de quarta-feira (16). Fiz o update e os principais apps de redes sociais estão funcionando. Se você tem dúvidas sobre se seu app preferido vai funcionar ou não, vale checar as redes sociais do desenvolvedor. Abaixo, na íntegra, o texto que publicamos expressando as preocupações de desenvolvedores.
Tradicionalmente, em seu evento realizado em setembro, a Apple também divulga a data de lançamento da próxima versão do iOS. Como de costume, a liberação ocorre algumas semanas adiante. No entanto, durante o evento realizado nesta terça-feira (15), a empresa simplesmente disse que a atualização para o sistema operacional do iPhone seria liberada no dia seguinte. Ou seja, no caso hoje (16).
O problema disso não é o lançamento em si, mas o curto espaço de tempo, fazendo com que desenvolvedores ficassem pistola, pois estão com pouco tempo para fazer as adaptações necessárias de seus aplicativos para o iOS 14.
Na prática, isso quer dizer que o iOS 14 foi liberado, mas boa parte dos apps ainda não estão adaptados a ele, o que pode causar problemas em funcionamento e abertura dos aplicativos. Por isso, alguns desenvolvedores estão sugerindo que donos de iPhones esperem um tempo para fazer a atualização.
Dando uma olhada no Twitter, vários desenvolvedores se pronunciaram sobre o anúncio surpresa da Apple.
A desenvolvedora de Animal Crossing, por exemplo, sugere que as pessoas não atualizem o iOS 14 logo de início, pois não conseguirão jogar o game.
We have confirmed that you cannot start the application after updating the iOS device to iOS 14.
We are planning to fix this issue in an upcoming update within this month.
We do not recommend you to update your device to iOS 14 until we have fixed this issue. pic.twitter.com/G4RiqoAd0x— Pocket_camp (@Pocket_Camp) September 15, 2020
Tradução: Confirmamos que você não conseguirá abrir a aplicação após atualizar seu dispositivo iOS para a versão iOS 14.
Estamos planejando corrigir este problema na próxima atualização neste mês.
Não recomendamos que você atualize seu dispositivo para o iOS 14 até que a gente corrija este erro.
Apple just ruined everyone’s day with the news that iOS 14 is dropping tomorrow. No developer is ready. You’ll want to hold off on this update for a bit.
— Daniel Sinclair (@_DanielSinclair) September 15, 2020
Tradução: A Apple arruinou o dia de todo mundo com a notícia de que o iOS será disponibilizado amanhã [no caso, hoje]. Nenhum desenvolvedor estava preparado. É melhor adiar por um tempo para atualizar.
https://twitter.com/stroughtonsmith/status/1305978233058402304
Tradução: Apenas agora está funcionando a submissão de apps para a App Store. É 22h no Reino Unido; o iOS 14 vai ser liberado amanhã [hoje]. A análise de apps pode durar de uma hora a vários dias. Este é um estresse desnecessário para desenvolvedores em um ano já estressante.
Entendendo o processo do beta à liberação de apps para um novo iOS
Como explica Guilherme Rambo em seu blog no UOL Tilt, durante a WWDC, conferência para desenvolvedores realizada em junho, a Apple libera um beta do próximo iOS. Com o tempo, são disponibilizadas outras versões beta com correções do iOS, e isso dá a oportunidade de desenvolvedores irem aprimorando seus aplicativos.
O problema é que esses aprimoramentos não podem ser submetidos à App Store enquanto o iOS está em beta. A submissão só começou a funcionar no fim de tarde desta terça-feira (16). Assim, as empresas e desenvolvedores independentes tiveram menos de 24 horas para enviar seus apps para a loja. O processo para que ele entre na App Store pode levar horas ou dias, pois passa por uma análise interna da Apple.
Resumindo: é provável que a atualização para o iOS 14 faça alguns apps pararem de funcionar ou simplesmente apresentarem comportamento inesperado.
Por isso, ainda que você esteja empolgado com as novas funcionalidades do iOS 14, talvez valha a pena esperar um tempo para atualizar o seu iPhone.
O iOS 14 deve começar a ser liberado a partir das 14h (horário de Brasília) desta quarta-feira (16). Lembrando que a sua atualização é por sua conta e risco. Se seus apps favoritos não funcionarem, não vale dizer que não avisamos.
[Business Insider e NextWeb]