_Espaço

Este mapa interativo mostra onde está o rover Perseverance em Marte

Além da posição atual, a NASA disponibilizou um mapa com a trajetória que o Perseverance percorrerá ao longo de 2023

Este mapa interativo mostra onde está o rover Perseverance em Marte

Imagem: NASA/Divulgação

Desde que pousou em Marte, em fevereiro de 2021, o rover Perseverance, da NASA, percorreu quase 14 quilômetros pela superfície marciana.

A missão tem como principal objetivo buscar sinais de vida microbiana no passado do planeta. Para tal, o rover pousou na Cratera Jezero, onde os cientistas acreditam que tenha sido um antigo lago, próximo ao delta de um rio extinto.

Para acompanhar a jornada do Perseverance – que tem o tamanho de um carro –, a NASA disponibilizou o mapa interativo abaixo, onde é possível acompanhar a trajetória do rover.

O mapa é composto por duas camadas de imagens, sendo uma foto colorida de alta resolução da Cratera Jezero, captada pela sonda em órbita Mars Reconnaissance, da NASA; e outra da região conhecida como Syrtis, fotografada pela Mars Express, da ESA (Agência Espacial Europeia).

A ferramenta mostra o caminho percorrido pelo rover (marcado em branco) e as principais paradas ao longo de sua trajetória durante cada dia marciano. O mapa também mostra a posição atual do pequeno helicóptero Ingenuity.

Além do mapa interativo, a NASA também divulgou a rota planejada que o rover deverá percorrer ao longo do ano de 2023. A ideia é que o Perseverance viaje pelo topo do delta da Cratera Jezero, recolhendo amostras, realizando experimentos e captando imagens.

Em preto, a rota planejada para o rover Perseverance para o ano de 2023. Imagem: Crédito: NASA/JPL-Caltech

De acordo com a NASA, a missão do Perseverance faz parte do plano de exploração de longo prazo da Lua e de Marte, por meio do programa Artemis. Recentemente, o rover coletou amostras da poeira marciana, com o objetivo de preparar os futuros astronautas que irão explorar o planeta.

Neste mês, o rover também começou a depositar no solo os tubos com amostras coletadas da superfície. Futuramente, a NASA, em conjunto com a ESA, pretendem lançar uma missão conjunta para recolher esses tubos para que eles possam ser trazidos para a Terra e analisados por cientistas.

Sair da versão mobile