Helicóptero Ingenuity, da NASA, fica preso a “teia de aranha” em Marte

Objeto misterioso aparece grudado em uma das pernas do Ingenuity durante o último voo em Marte. NASA ainda investiga a origem do detrito. Veja a imagem
Helicóptero em Marte quebra e NASA encerra missão do Ingenuity
Imagem: NASA/Divulgação

O helicóptero Ingenuity, da NASA, realizou com sucesso o seu 33º voo em Marte, no final do mês passado. Porém, para a surpresa da agência, imagens captadas pelo próprio helicóptero mostram que um objeto misterioso ficou enroscado em uma de suas pernas.

O pequeno detrito lembra a aparência de uma teia de aranha emaranhada ou de um pedaço de plástico. Ele surge logo no início da gravação, com o objeto se desprendendo da perna no meio do voo, conforme o gif abaixo:

Objeto misterioso pode ser visto no canto superior direito, durante o voo do Ingenuity

Objeto misterioso pode ser visto no canto superior direito, durante o voo do Ingenuity. Imagem: NASA/Divulgação

Segundo a NASA, os dados de telemetria apontam que o voo foi realizado normalmente e que não há indícios de que o Ingenuity tenha sofrido algum dano. A agência também afirma que os engenheiros estão estudando as imagens para identificar a origem do detrito.

O objeto não era visível no voo anterior e, provavelmente, não é do próprio helicóptero ou natural de Marte. O mais provável é que ele seja parte de algum componente do complexo sistema de pouso do rover Perseverance.

Nos últimos meses, o rover encontrou outros fragmentos estranhos ao longo da cratera Jezero, incluindo um pedaço de papel alumínio, além de um objeto fibroso parecido com um barbante. Nesses dois casos, eles foram identificados como proveniente dos destroços do sistema de pouso, visto na imagem abaixo:

Destroços do sistema de pouso da missão Perseverance, em Marte

Apesar de o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity estarem atualmente a alguns quilômetros dos restos do sistema de pouso, pedaços mais leves podem se soltar desses destroços e serem levados pelos ventos marcianos por grandes distâncias.

O problema disso é que esses detritos podem acabar contaminando as amostras do solo recolhidas pelo rover. Além disso, um detrito maior pode se enroscar ao hardware e atrapalhar o funcionamento do Ingenuity ou do Perseverance.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas