Nem é preciso dizer que a pandemia tem sido difícil para viagens e conexões humanas. Enquanto não tivermos vacina para todos, ainda estamos longe de voltar ao normal. Essa é uma das razões por trás dos portais do estilo Stargate revelados por duas cidades na Lituânia e na Polônia — que esperam dar aos seus residentes acesso a essas experiências por meio da tecnologia e um toque de ficção científica.

As cidades de Vilnius, na Lituânia, e Lublin, na Polônia, revelaram seus portais futurísticos esta semana. Elas estão a 606 km de distância uma da outra. Conforme explicado pela cidade de Vilnius, os portais se assemelham a grandes portas circulares com telas e câmeras grandes, permitindo uma transmissão em tempo real entre os dois lugares de quem passa por ali.

Em Vilnius, o portal fica próximo à estação de trem. Já em Lublin, fica na praça central da cidade. Construído por engenheiros da Vilnius Gediminas Technical University, o projeto levou cinco anos para ser executado. O idealizador, Benediktas Gylys, disse em comunicado que os portais são uma forma de criar pontes entre as pessoas. Ele destacou, ainda, que muitos dos desafios potencialmente mortais que a humanidade enfrenta, como a polarização e as mudanças climáticas, foram causados ​​pela falta de compreensão dos outros e do mundo em geral.

“Se olharmos de perto, não é a falta de cientistas, ativistas, líderes, conhecimento ou tecnologia brilhantes que estão causando esses desafios. É a falta de empatia e uma percepção restrita do mundo, que muitas vezes se limita às nossas fronteiras nacionais”, disse Gylys. “Por isso decidimos dar vida à ideia do portal — é uma ponte que une e um convite para superar preconceitos e desentendimentos que pertencem ao passado. É um convite para se elevar acima da ilusão de nós e deles.”

Mesmo sem uma referência explícita ao Stargate nos anúncios, houve uma referência à ficção científica. A equipe da Vilnius Tech, que escolheu o círculo, chama o projeto de “um símbolo de ficção científica bem conhecido”. Imagino que fazer uma referência direta ao Stargate poderia tornar tudo muito mais caro. Caso você nunca tenha visto a série, deve saber que um de seus elementos mais importantes são os portais que levam este nome e servem para viajar entre os planetas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os portais em Vilnius e Lublin não têm esses poderes (infelizmente), mas ainda são muito legais. Eles também abordam um problema no qual todos devemos pensar mais: a sensação de conexão com outras pessoas ao redor do mundo. Todos nós compartilhamos este planeta e devemos trabalhar juntos para protegê-lo e progredir como sociedade de uma forma responsável e solidária. Isso é impossível se primeiro não nos conhecermos mais.