A AVG, a conhecida empresa de anti-vírus grátis, parece querer expandir da área de proteção digital para a privacidade dos usuários no mundo real. A companhia apresentou o protótipo de um óculos que promete te proteger de softwares de reconhecimento facial.

dn6jvmd9ljck2k3nnn9z

A armação do óculos – feita de material refletivo – contém LEDs de infravermelho em volta do nariz e dos olhos que são visíveis apenas por câmeras digitais. Quando o usuário é fotografado, esta área do rosto, parte crucial para o software de reconhecimento funcionar, aparece com uma luz forte. O material refletivo da armação, por sua vez, funciona de forma parecida com a linha de roupas Flashback da Betabrand: reflete o flash da câmera, resultando em uma imagem em superexposição.

telhb7wsgygxamtcfusi

Todo esse trabalho, no entanto, esconde apenas o rosto. O corpo de quem veste o óculos ainda é fotografado normalmente, mas ainda é uma alternativa para quem não quer ser reconhecido por câmeras de segurança. E abre uma discussão importante: se isso for vendido, o que será que as pessoas poderão aprontar usando esses óculos?

A AVG não informou quando colocará estes óculos em produção ou mesmo se o produto será comercializado. Mas caso algum dia seja possível comprá-los, vamos torcer para que o design do modelo comercial seja um pouco mais sutil. [AVG via Slashdot]