_Ciência

Estudante encontra dente de tubarão de 20 milhões de anos na Inglaterra

O extinto megalodonte é o maior tubarão que já existiu. Ele podia passar de 15 metros de comprimento e pesar 60 toneladas

Estudante encontra dente de tubarão de 20 milhões de anos na Inglaterra

Imagem: Pen News/Sophie Freestone

Na última semana, a estudante Cydney Root, de 12 anos, estava procurando fósseis em uma praia em Walton-on-the-Naze, na Inglaterra, quando descobriu o fóssil de um dente de tubarão megalodonte com 20 milhões de anos — do tamanho de uma mão. Recentemente, outro dente já havia sido encontrado por uma criança, nos EUA.

Caçar dentes de tubarão é um passatempo antigo da família de Sophie Freestone, tia da garota. Mas, foi junto com as sobrinhas, Florence Murphy e Cydney, que ela encontrou, pela primeira vez, um dente de megalodonte. Agora, a jovem Cydney planeja emoldurar o dente em sua parede.

Sophie conta que reconheceu a espécie de cara. “Sempre caçamos dentes de tubarão, temos potes deles e estávamos dizendo naquele dia como seria incrível encontrar um dente de meg [megalodonte], e encontramos um”, disse ao britânico Daily Mail.

O maior tubarão de todos

O extinto megalodonte é o maior tubarão que já existiu, podendo passar de 15 metros de comprimento e pesando 60 toneladas. Seu nome significa “dente grande”. Quem nomeou a espécie, extinta há cerca de 3,6 milhões de anos, foi o naturalista Louis Agassiz, em 1843, com o nome científico de Carcharodon megalodon.

De acordo com o Museu de História Natural da Inglaterra, a força da mordida de um animal da espécie – com 276 dentes – possuía até dez vezes a de um tubarão-branco. Além disso, de acordo com um estudo, ele poderia comer uma orca com apenas cinco mordidas.

Emma Bernard, funcionária do museu, disse que os dentes são “extremamente raros” no Reino Unido. Eles são comuns no sudeste dos Estados Unidos, Marrocos e Austrália. No entanto, segundo ela, Walton-on-the-Naze é um bom lugar para procurar esses fósseis.

Sair da versão mobile