Os cientistas descobriram que o modo como um animal descansa — reclinado de costas, de barriga para baixo, de pé ou sentado — é determinado principalmente pelo seu tamanho. Mas, mais importante, os autores do estudo forneceram uma grande seleção de imagens de animais relaxando de várias maneiras, e elas são muito fofas.

Os cientistas concordam que o descanso é importante, seja para “recuperação física” ou para o sistema nervoso central, de acordo com o artigo publicado no Journal of Mammalogy. Mas por que os animais repousam de uma maneira e não de outra? Hipóteses anteriores afirmam que a forma e a localização do sistema digestivo do animal influenciam a posição em que eles relaxam. A equipe por trás do mais novo trabalho descobriu que a questão era mais complexa do que isso. Eles também tiraram um monte de fotos de animais de zoológico dando aquela encostada.

Os pesquisadores observaram 253 animais em zoológicos na Alemanha e na Suíça durante a manhã, tarde e noite. Eles gravaram os animais de pé, sentados, deitados de costas, deitados de lado e deitados de barriga para baixo. Eles compararam as diferenças nas posições de descanso com os tipos digestivos dos animais e outros dados, como a massa deles.

O que eles notaram? Bem, os cangurus sempre descansavam de lado. Os porcos-do-mato nunca deitaram de lado. Os hipopótamos, às vezes, deitavam de lado, mas preferiam descansar de barriga para baixo. Ruminantes, animais que fermentam o alimento em um estômago antes de digeri-lo em outro, nunca se debruçaram de lado, pois precisam posicionar seu trato digestivo adequadamente. Os elefantes não se deitam durante o dia, mas dormem de lado à noite. Os javalis africanos relaxaram em uma postura sentada.

Quanto aos padrões, os pesquisadores notaram que espécies maiores geralmente passam mais tempo em pé enquanto descansam, e espécies menores passam mais tempo sentadas enquanto descansam. Animais maiores também eram mais propensos a encostarem de lado quando deitaram.

Em resumo, eles aprenderam que, embora a digestão pareça ser um fator pelo qual os ruminantes não deitam de lado, parece que há outros fatores também. Mas, novamente, o mais importante é que eles tiraram muitas fotos de animais de boa que eu gostaria de compartilhar com vocês.

Longe de mim ser uma pessoa que defende zoológicos, mas essa coletânea de animais relaxando ficou maravilhosa.