Explosão hidrotermal em Yellowstone coloca visitantes em risco
Uma explosão hidrotermal no Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, lançou jatos de água quente, pedra e outros detritos no ar. O evento colocou em risco os visitantes do local. A explosão hidrotermal ocorreu na manhã de terça-feira (23), na região de Biscuit Basin.
Vídeos nas redes sociais mostram pessoas fugindo do local próximo a uma passarela no momento em que uma enorme coluna de lama acinzentada estava em erupção. Assista:
Watch: An unusually large eruption of one of Yellowstone’s geysers occurred at Biscuit Basin moments ago.
"Police Frequency" pic.twitter.com/ggbTJfqqzE— Andrew Hernandez, J6 Political Prisoner (@J_6_Patriot) July 23, 2024
De acordo com porta-vozes de Yellowstone, não houve registro de visitantes feridos pela explosão, mas a passarela foi danificada. A área foi interditada e o USGC (Serviço de Estudos Geológicos dos EUA) vai monitorar as condições de segurança para reabertura do local. O parque, no entanto, segue funcionando.
Segundo o USCG, a causa explosão hidrotermal em Yellowstone foi pela água se transformando em vapor em um sistema hidrotermal raso. Ainda de acordo com o órgão, as explosões hidrotermais são “eventos violentos e dramáticos que resultam em uma rápida expulsão de água fervente, vapor, lama e fragmentos de rocha”.
Essas explosões podem alcançar dois quilômetros de alturas e deixar crateras com até mais de dois quilômetros de diâmetro. Apesar do tamanho da coluna de lama que aparece nos vídeos, tanto Yellowstone quanto o USGS afirmaram que essa explosão hidrotermal foi pequena.
Explosões hidrotermais maiores ocorrem, em média, a cada 700 anos, de acordo com o USGS.
No entanto, apesar da raridade de uma grande explosão hidrotermal, o USGS afirma que é possível haver explosões hidrotermais maiores no Parque Nacional de Yellowstone nos próximos cem anos.
Recentemente, houve explosões similares na região gêiser Old Faithful, também em Yellowstone, em 2009, 1991 e 1959.