O Google adiciona regularmente novos recursos ao Gmail, mas sempre há espaço para melhorias, e os desenvolvedores independentes têm sido rápidos em preencher essas lacunas. Por isso, aqui estão sete extensões que integram aos navegadores o que deveriam ser ferramentas nativas.

1. Checker Plus for Gmail (Chrome, Edge)

O Checker Plus for Gmail é uma maneira totalmente diferente de verificar a existência de novos e-mails. Em vez de ter sempre uma guia de sua conta aberta, você pode clicar no ícone “Checker Plus” que vai ficar na barra de ferramentas do Chrome para checar se existem novas mensagens. É possível marcar mensagens como lidas, excluí-las e gerenciar sua caixa de entrada, mesmo sem abrir o Gmail.

Captura de tela: Checker Plus for Gmail.

Há suporte para várias contas do Gmail, então é realmente bom para gerenciar vários endereços de e-mail do Google, e nós realmente gostamos do que esta extensão do navegador faz em termos de personalizações, uma vez que você pode configurar quais marcadores da caixa de entrada são mostrados, definir uma janela de “não perturbe”, alterar a aparência da janela da extensão e muito mais.

2. Inbox When Ready (Chrome, Edge, Firefox)

Imagine se e-mails não estivessem inundando sua caixa de entrada a cada minuto e a cada hora do dia; em vez disso, eles chegassem apenas quando você der permissão. Com a Inbox When Ready, isto é possível. Pode ser de grande ajuda para reduzir a ansiedade e as distrações da caixa de entrada. O principal recurso da extensão, que ganha destaque pela sua simplicidade, é ocultar completamente a caixa de entrada do Gmail.

Captura de tela: Inbox When Ready.

Você ainda pode pesquisar e escrever e-mails, mas não vê constantemente contagens de mensagens não lidas e alertas sobre novas mensagens. O Inbox When Ready mantém o controle dos momentos que você decide conferir sua caixa de entrada, além de possibilitar a configuração da extensão para bloquear seu e-mail em determinados momentos ou limitar o tempo total que você pode verificar as novidades.

3. Todoist (Chrome, Edge)

O Todoist é um aplicativo completo por si só, mas sua extensão de navegador é um exemplo perfeito do tipo de funcionalidade extra que pode ser adicionada ao Gmail. Embora o Google tenha feito alguns esforços para integrar o Google Tasks ao seu cliente de e-mail, a extensão do navegador Todoist é uma opção muito mais polida e com muito mais capacidade.

Captura de tela: Todoist.

Foi adicionado um novo botão na barra de ferramentas para mensagens abertas, onde você pode adicionar rapidamente uma nova tarefa com base na mensagem que está lendo. Também é possível editar o título, a frequência e outras configurações da tarefa. Além disso, você obtém acesso às suas listas na caixa pop-up no canto inferior direito da interface do Gmail.

4. Boomerang (Chrome, Edge)

O Boomerang inicialmente se tornou uma ótima opção para agendar mensagens no Gmail e, embora agora seja um recurso nativo que o Google adicionou ao Gmail, ainda vale a pena dar uma olhada em todos os outros ajustes e truques que ele traz: lembretes para e-mails não respondidos, ajuda na redação de mensagens, opção de pausa na caixa de entrada e muito mais.

Captura de tela: Boomerang.

A primeira mudança que você notará ao instalar o Boomerang é um grande botão à esquerda que indica “Pausar caixa de entrada“, que você pode usar para interromper o fluxo de e-mails recebidos. Você também obtém novos botões adicionados a várias outras telas, para que possa usar a extensão do navegador para ocultar e-mails até que esteja pronto para recebê-los ou programar o envio de e-mails em um horário específico no futuro.

5. Simplify Gmail (Chrome, Edge)

O Google geralmente mantém uma estética minimalista, mas em alguns momentos a interface do Gmail pode ser confusa. E é aí que entra o Simplify Gmail. Como o nome sugere, ele ajusta a aparência do Gmail na web para se concentrar no que é mais importante, o que significa menos distrações para você enquanto trabalha em sua caixa de entrada lotada.

Captura de tela: Simplify Gmail.

A extensão foi criada por um dos cofundadores do agora extinto Inbox by Gmail e pega emprestado algumas das ideias visuais desse aplicativo. Há mais espaço em branco, opção de ocultar muitos elementos na tela, um layout melhor para conversas e o uso de imagens de fundo — e tudo isso pode ser facilmente personalizado, se necessário.

Assine a newsletter do Gizmodo

6. Simple Gmail Notes (Chrome, Edge, Firefox, Safari)

Esta extensão permite que você anexe notas às mensagens de e-mail em sua caixa de entrada do Gmail, o que é, na verdade, um recurso mais útil do que você imagina e que esperamos estar no radar de pelo menos um engenheiro do Google. Ser capaz de adicionar notas a e-mails e tópicos de conversas individuais significa que você nunca mais precisa perder o controle de uma ideia ou contato que foi feito, ainda mais se ele estiver em andamento.

Captura de tela: Simple Gmail Notes.

Definir a maneira como você vai usar o Simple Gmail Notes é inteiramente sua. Você pode adicionar notas sobre contatos, clientes ou projetos, ou definir lembretes para e-mails de acompanhamento, por exemplo. Suas notas são sincronizadas entre os dispositivos, cortesia do Google Drive, e você pode controlar onde as notas aparecem na tela, bem como as cores padrão usadas para elas (o que pode ajudar na hora de definir prioridades).

7. Trocker (Chrome, Edge, Firefox)

Um recurso útil que gostaríamos de ver o Google adicionar ao Gmail é a opção de sinalizar e bloquear tecnologias de rastreamento de e-mail. Normalmente, são pequenos pixels de rastreamento ocultos em e-mails que permitem ao remetente ver quando e onde você abre o e-mail e até mesmo o aplicativo usado para navegar em sua caixa de entrada. É aí que entra o Trocker.

Captura de tela: Trocker.

A extensão ficará atenta à sua caixa de entrada, impedindo que esses rastreadores de pixel sejam carregados e avisando quais mensagens os incluem (o próprio pixel de rastreamento é substituído por uma pequena imagem do Trocker também). Como um bônus adicional, ele funciona com quase todos os aplicativos de e-mail da web, portanto, os portais online Outlook e Yahoo também são cobertos.