Parcerias Giz

FA Cup: discussão sobre a ausência do VAR e o impacto nas partidas

Por anos, o uso da tecnologia no futebol foi amplamente debatido até a introdução do VAR (árbitro de vídeo), que hoje está presente nas principais competições ao redor do mundo

Por anos, o uso da tecnologia no futebol foi amplamente debatido até a introdução do VAR (árbitro de vídeo), que hoje está presente nas principais competições ao redor do mundo.

No entanto, a Inglaterra decidiu retirar a função em uma de suas competições. Dessa forma, sem VAR, decisões polêmicas na FA Cup podem influenciar sites de apostas. Aposta é assunto para adultos.

A Federação Inglesa optou por utilizar o VAR apenas a partir da quinta rodada da FA Cup, decisão que tem gerado intensos debates devido a lances polêmicos nas partidas.

Profissionais dividiram opiniões sobre jogos sem VAR

A ausência do VAR gerou intensos debates após os jogos. Enquanto alguns times se beneficiaram da decisão e celebraram, outros expressaram insatisfação ao se sentirem prejudicados.

Um dos jogos mais polêmicos foi entre Blackburn e Wolverhampton. Dominic Hyam chegou a marcar um gol, mas a arbitragem anulou o lance. Os replays indicaram que ele estava em posição legal, porém, sem o auxílio do VAR, a decisão de campo prevaleceu.

“Meu pensamento inicial foi que eles iriam verificar isso. Parece extremamente apertado. Se houvesse VAR, eles estariam traçando os limites”, disse o ex-goleiro do Blackburn Rovers, Paul Robinson, na BBC Radio 5 Live.

Outro confronto que deu o que falar foi entre Brighton & Hove Albion e Chelsea. Os donos da casa venceram por 2 a 1, mas um dos gols poderia ser anulado pelo VAR, já que a bola tocou na mão de Tariq Lamptey.

Fabian Hurzeler, treinador do Brighton, comentou sobre essa situação para à BBC Sport, mas destacando que é favorável para acabar com o VAR, já que segundo ele, o futebol perde emoção.

“Mas é isso. Isso é futebol. Com o VAR, o futebol não está ficando tão emocional como era hoje. Todos concordam comigo que hoje foi uma ótima atmosfera. Você pode comemorar um gol porque tem certeza de que é um gol. Estou feliz que tenha sido assim”, apontou.

“Acho que o handebol está bem claro. Nos últimos dois ou três dias, houve muitos momentos diferentes em jogos diferentes que, sem o VAR, às vezes são mais complicados” – O treinador do Chelsea, Enzo Maresca, lamentou o fato de ser eliminado com um gol irregular.

Porém, Enzo Maresca também destacou que, mesmo com o VAR, existem erros: “Às vezes, mesmo com o VAR, você nunca sabe se [vai ser dado como] toque de mão ou não. Eu não sei. Nesta temporada, vimos tantos toques de mão e o VAR não estava lá”, completou.

VAR veio para ajudar, mas não acaba com todos os erros

O uso do VAR tem como objetivo tornar o futebol mais justo, reduzindo a incidência de erros graves de arbitragem. No entanto, mesmo com a tecnologia, equívocos ainda ocorrem, embora em menor escala.

Portanto, é uma tecnologia que veio para ficar, mas que ainda deve passar por adaptações, principalmente no futebol brasileiro em campeonatos como o Brasileirão.

Um dos principais debates em torno do VAR é o impacto na emoção do jogo. As revisões podem interromper celebrações imediatas de gols, substituindo a euforia pela apreensão de esperar a decisão da arbitragem, muitas vezes por vários minutos.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas