Facebook e Instagram começam a liberar recurso que mostra seu nível de vício nas redes
Já há algum tempo, existem rumores sobre o desenvolvimento de uma ferramenta para o Facebook e outra para o Instagram que mostre o quanto tempo as pessoas gastam nas redes sociais. Demorou, mas agora a funcionalidade está sendo liberada aos poucos para as duas plataformas
De acordo com um post de blog assinado por executivos do Facebook e do Instagram, as ferramentas mostrarão um painel de atividade, permitirão configurar um lembrete diário (para a pessoa se ligar que está muito tempo na plataforma) e terão uma nova forma de limitar notificações.
• Novo iOS 12 promete acelerar seu iPhone e te deixar menos viciado em tecnologia
• Google quer te ajudar a ser menos viciado em smartphone
• Por que as empresas começaram a se importar com vício tecnológico
Os recursos estão sendo liberados aos poucos — aqui, por exemplo, não está rolando ainda. No entanto, o caminho para acesso deles será:
No Facebook: vá à página de Configurações no app e escolha a opção “Your time on Facebook” (Seu tempo no Facebook, em tradução livre). A ferramenta terá a configuração abaixo:
No Instagram: vá à página de Configurações no app e escolha a opção “Your Activity” (Sua atividade, em tradução livre). A ferramenta terá a configuração abaixo:
As empresas disseram que desenvolveram as funcionalidades em parceria com especialistas em saúde mental e acadêmicos e que o objetivo é tornar mais saudável a relação dos usuários com a plataforma. Diz o blog post sobre o assunto:
“Nós queremos que o tempo que as pessoas gastam no Facebook e no Instagram seja intencional, positivo e inspirador. Nossa esperança é que essas ferramentas deem às pessoas mais controle sobre o tempo que elas gastam em nossas plataformas e também incentivem conversas entre pais e adolescentes sobre os hábitos online que são mais convenientes para eles.”
Se você não reparou, tem havido uma onda de empresas de tecnologia preocupadas com o vício das pessoas em suas ferramentas. Para citar empresas gigantes, Google, Facebook e Apple demonstraram preocupação com o assunto e anunciaram ou sinalizaram a implementação de ferramentas do tipo. Ainda que o fim pareça nobre, como dissemos recentemente, isso é uma boa ideia para os negócios. Apenas o uso saudável das plataformas fará com que os usuários se mantenham nelas por um período maior.
[Facebook]
Todas as imagens por Facebook