Facebook alertará usuário quando ele for compartilhar link de notícia antiga
Um dos problemas clássicos de rede sociais é o compartilhamento de artigos noticiosos fora do contexto. O Facebook anunciou nesta quinta-feira (25) uma medida para tentar reduzir isso ao perguntar para o sujeito se ele tem ciência que a notícia ou reportagem que ele está tentando compartilhar é velha.
Sendo mais exato, o Facebook mostrará uma mensagem toda vez que alguém tentar compartilhar um link de notícia publicada há mais de 90 dias. A pessoa vai ter a opção de dar ok e seguir adiante na publicação ou não publicar.
Em um blog post, John Hegeman, vice-presidente de feed e stories do Facebook, explica o motivo da inclusão desta caixa de diálogo:
“Nossa pesquisa interna descobriu que a atualidade de uma notícia é uma parte importante do contexto que ajuda as pessoas a decidir o que ler, confiar e compartilhar. Os veículos de notícias, em particular, expressaram preocupação com o fato de histórias mais antigas serem compartilhadas nas mídias sociais como notícias atuais, o que pode gerar más interpretações sobre o estado dos eventos em curso”
A medida tende a inibir compartilhamento de conteúdo antigo, mas obviamente que não acabará, já que é possível postar o link. Talvez, para resolver isso, o Facebook poderia exibir algum aviso de que aquele é um artigo antigo, no caso do usuário insistir em postá-lo.
Em tempo: não há nenhum problema em repostar links antigos, mas, penso, que dificilmente alguém abrirá para conferir a data original de publicação.
O jornal britânico Guardian teve uma boa atitude no ano passado após link antigos passarem a circular nas redes sociais. Basicamente, eles incluíram uma atualização nos textos em amarelo destacando que aquele artigo é de” mais de 3 anos atrás”, por exemplo.
Em postagens em rede sociais, eles também mudavam a imagem de exibição para uma informando que o post é antigo.
No Brasil, o médico Drauzio Varella passou a usar tática parecida com a utilizada pelo jornal britânico, após alguns vídeos seus terem sido tirados de contexto.
Vídeo do médico Drauzio Varella sempre conta com data estampada
Além deste aviso aos compartilhadores de link, o Facebook informou que incluirá um botão de contexto, que fornecerá informações sobre as fontes de artigos no Feed de Notícias. Assim, a pessoa conseguirá saber mais sobre o veículo de imprensa responsável por aquela notícia.
O Facebook deve fazer outros testes de notificação para usuários. Por ora, a rede já tem colocado um link para a Central de Informações sobre o Coronavírus em notícias sobre o tema.
Aos poucos, a rede social já está se preparando para o clima de eleições tanto no Brasil como nos Estados Unidos que se aproxima. Recentemente, o Facebook informou que solicitará uma validação com identidade de perfis que queiram fazer propagandas políticas na plataforma e que essas publicidades ganharão um rótulo distinto para que as pessoas saibam que se trata de conteúdo pago relacionado à política.