O Facebook gosta de te lembrar todos os anos daquela foto terrível ao redor de amigos na qual só você está com o olho arregalado. Até agora, você via apenas publicações que foram publicadas há exatos um ano na sua rede social, mas daqui em diante poderá consultar absolutamente todas as suas memórias.

• Facebook teve bug que alterou configurações de privacidade de publicações na rede
• Facebook trabalha para reduzir mensagem irritante do Messenger sobre novos contatos

A seção “Memórias” foi anunciada nesta segunda-feira pelo Facebook e incluirá o tradicional “Neste dia” – que mostra publicações ou realizações marcantes compartilhadas anos atrás – e mais três momentos:

– Os amigos que você fez neste dia, que incluirá uma vídeo de colagem para celebrar a amizade (recurso que já estava disponível, mas vem para essa central);

– Recapitulações de Memórias, com uma memória mensal reunida em uma mensagem ou pequeno vídeo;

– Memórias que você talvez tenha perdido, que aparecerá caso o usuário não veja suas memórias e irá reunir as publicações de até uma semana atrás.

Tudo isso já aparecia no Facebook de uma forma ou de outra. Agora, a rede social centralizou tudo e deu a oportunidade de os esquecidos considerarem compartilhar algumas dessas coisas.

A parte ruim é ter todas as lembranças desconfortáveis de ex-namorados em um só lugar. Mas, é claro, existem algumas preferências para filtrar certas pessoas. O Facebook diz também que “entende que as memórias são profundamente pessoais” e que levará em consideração o retorno da comunidade para desenvolver ferramentas que evite situações negativas.

As Memórias estarão disponíveis a partir do ícone à esquerda do Feed de Notícias no computador. No celular, é preciso acessar a aba que mostra mais opções dentro do app, que fica na parte inferior, e depois navegar até as lembranças. Pode ser que a rede social queira muito te lembrar de algo e mande uma notificação, também.