Ciência

Fato ou mito: lavar o cabelo todo dia faz mal?

Lavar o cabelo todo dia faz mal para os fios e o couro cabeludo? Existe uma frequência correta? Veja mais no Giz Brasil
Imagem: Reprodução/Unsplash

Em meio a altas temperaturas e diversas ondas de calor, a ideia de lavar o cabelo todos os dias pode parecer tentadora. Mas essa frequência pode ser prejudicial à saúde dos fios ou do couro cabeludo? A resposta curta é, provavelmente, não.

No geral, não há uma quantidade correta (ou saudável) para a lavagem dos cabelos, conforme apontou um estudo de 2021.

Aliás, os pesquisadores apontaram que a satisfação geral com o cabelo e o couro cabeludo foi alcançada quando a lavagem era 5-6 vezes por semana em voluntários asiáticos, não sendo encontrado efeitos prejudiciais. Porém, há a ressalva de que os extremos — lavar em excesso ou deixar de lado a limpeza — podem ser prejudiciais para a saúde do couro cabeludo.

Além disso, vale destacar que cada pessoa tem uma necessidade de higienização que varia de acordo com a rotina, o estilo de vida e até mesmo a textura capilar e a oleosidade.

Segundo o site britânico Hair Code, a maioria dos especialistas recomenda lavar o cabelo a cada dois ou três dias. Porém, isso ainda depende do tipo de cabelo. Confira as dicas abaixo:

Cabelos secos

Para pessoas que têm os fios secos, a lavagem excessiva pode causar ainda mais ressecamento, além de coceira e descamação do couro cabeludo. Na verdade, uma frequência menor ajuda a preservar os óleos naturais e a manter a hidratação. Vale lembrar que os cabelos que têm tendência ao ressecamento são aqueles mais espessos, cacheados ou crespos, com química e os de pessoas idosas.

Embora não seja um costume brasileiro, o veículo de notícias médicas Medical News Today afirma que uma lavagem semanal ou a cada duas semanas pode ser suficiente para cabelos muito secos. Além disso, o veículo também aponta que enxaguar o cabelo sem shampoo entre uma e outra lavagem remove a maior parte dos resíduos.

Cabelos oleosos

Por outro lado, os cabelos oleosos exigem lavagem mais frequente, já que a oleosidade aumenta a produção de sebo e deixa os fios sujos mais rapidamente. A oleosidade também está associada ao desenvolvimento de acne no couro cabeludo.

Nesse caso, pode ser recomendável lavar com uma frequência maior ou usar um shampoo com sulfato, a fim de combater a oleosidade. Contudo, fica o alerta: lavar o cabelo excessivamente pode resultar em um efeito rebote, deixando-o ainda mais ressacado.

Os cabelos costumam ter mais oleosidade durante a puberdade ou quando são lisos, por exemplo.

Dicas para lavar o cabelo

Por fim, algumas dicas para manter o cabelo limpo e saudável incluem:

  • Usar shampoos a seco entre as lavagens, sobretudo em cabelos finos ou oleosos;
  • Não abrir mão do condicionador no comprimento e nas pontas;
  • Usar produtos adequados para o seu tipo de cabelo;
  • Enxaguar bem para remover o acúmulo de produto;
  • Evitar lavar com água quente.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas