Filme de “Star Wars” dirigido por Kevin Feige, chefe da Marvel, é arquivado
Sem nenhum lançamento nos cinemas desde 2019, a franquia “Star Wars” parece estar cada vez mais distante de um retorno às telonas. Isso porque, segundo informações da Variety, o longa “Rogue Squadron”, que seria dirigido por Patty Jenkins (de “Mulher-Maravilha”), e outro que teria comando de Kevin Feige — chefão da Marvel –, não estão mais em desenvolvimento ativo na Lucasfilm.
De acordo com o portal norte-americano, o filme de Kevin permaneceu vivo até maio de 2022, quando o roteirista Michael Waldron (“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”) disse à Variety que havia começado a trabalhar em um roteiro do novo longa de “Star Wars” para Feige. “Estou gostando de ter a liberdade de fazer algo que não é necessariamente uma sequência ou algo assim”, disse Waldron.
Chefão da Marvel ocupado
No entanto, o chefão da Marvel começou a focar somente nos projetos que envolvem a MCU. Para começar, Feige contratou Michael Waldron para escrever o roteiro de “Vingadores: Guerras Secretas” com lançamento previsto para 2026, e que vem no estilo “Ultimato” da saga multiverso da Marvel Studios.
Entre esse projeto e os outros 19 títulos (e contando) que a Marvel anunciou para os cinemas e streaming nos próximos quatro anos, as responsabilidades de Feige para o MCU o estão mantendo muito, muito longe de “Star Wars”, durante grande parte da década. Por isso, é provável que o longa seja arquivado.
Vale lembrar que, em dezembro de 2020, a chefe da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, anunciou que Patty Jenkins dirigiria o próximo filme de “Star Wars”, a aventura “Rogue Squadron”. No entanto, em setembro de 2022, a Disney retirou o título de seu lançamento programado para dezembro de 2023.
Ainda segundo a Variety, fontes com conhecimento da produção dizem que não está mais em desenvolvimento ativo no estúdio. Representantes da Lucasfilm também não responderam a um pedido de comentário da revista norte-americana. Por outro lado, em dezembro, Jenkins disse em um comunicado que ainda estava desenvolvendo “Rogue Squadron”, mas “não sei se isso vai acontecer ou não”.
“Star Wars” com Rian Johnson
O cineasta requisitado, Rian Johnson, não esconde que ainda quer fazer os filmes de “Star Wars” e falou sobre o assunto pela primeira vez em 2017, antes do lançamento de seu filme “Os Últimos Jedi”. Na época, Kathleen Kennedy deixou claro que a Lucasfilm ainda o quer também.
Mas as prioridades imediatas de Johnson o manterão ocupado por muito tempo. Isso porque, ele segue trabalhando em seus filmes de Benoit Blanc, com Daniel Craig, para Netflix, além da segunda temporada da série de sucesso “Poker Face” com Natasha Lyonne.
Filmes com outros diretores
Até o momento, a Variety aponta que a Lucasfilm ainda não deu sinal verde para nenhum novo projeto de “Star Wars” – o que significa que o próximo filme da franquia criada por George Lucas não chegará aos cinemas tão cedo. Por enquanto, a principal aposta do estúdio para o cinema é um longa que será dirigido por Taika Waititi (“Thor: Amor e Trovão”), que será lançado em dezembro de 2025.
O site norte-americano indica que o cineasta continua trabalhando em um possível projeto de “Star Wars”, e Taika Waititi provavelmente também participaria dele frente às câmeras, semelhante ao seu papel de destaque como um Adolf Hitler imaginário em seu longa-metragem vencedor do Oscar de 2019, “Jojo Rabbit”.
Embora a Lucasfilm ainda não tenha confirmado oficialmente, fontes dizem que o estúdio também está comprometido com um filme de “Star Wars” do diretor Sharmeen Obaid-Chinoy — duas vezes vencedor do Oscar com “Saving Face” e “A Girl in the River: The Price of Forgiveness”.
O cineasta fez sua estreia em narrativa de live-action com dois episódios de “Ms. Marvel” para Disney+. Além disso, Damon Lindelof (“Watchmen”) e Justin Britt-Gibson (“Counterpart”) foram adicionados em outubro para escrever o roteiro desse filme.
Novidades na “Star Wars Celebration”
A Variety também afirma que, se um desses filmes ou algum outro projeto ainda não anunciado chegar antes aos cinemas, será através de um segredo fortemente guardado pela Lucasfilm. Fontes indicam que o estúdio começará a revelar seus planos para o futuro de “Star Wars” nos cinemas na convenção “Star Wars Celebration”, que acontece em Londres no fim de semana de 7 a 10 de abril.
Por outro lado, este anúncio competirá com atualizações esperadas pelos fãs para séries do Disney+, incluindo: a temporada final de “Andor”; novos programas de Leslye Headland (“The Acolyte”) e Jon Watts (“Skeleton Crew”); o primeiro grande impulso para “Ahsoka”, um spin-off de “The Mandalorian”; além da série animada “The Clone Wars”, estrelada por Rosario Dawson.
Por enquanto, os fãs de “Star Wars” precisam de paciência e esperar as próximas novidades.