Filmes favoritos e zebras: saiba tudo sobre o Oscar 2024
Em janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos indicados ao Oscar 2024. O sucesso “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, teve o melhor desempenho, com indicações em 13 categorias. Além disso, destacaram-se “Pobres Criaturas” (11 categorias), e “Assassinos da Lua das Flores” (10). A 96ª edição da premiação será neste domingo (10). Confira os favoritos ao Oscar e as possíveis “zebras” do evento este ano:
As chances de “Oppenheimer”
É consenso que o drama de Christopher Nolan sobre o pai da bomba atômica é o principal favorito do Oscar 2024. De acordo com previsões de analistas de Hollywood (via O Globo), o longa-metragem deve receber de seis a oito estatuetas, incluindo a de melhor filme.
Segundo o site Termômetro do Oscar, o filme também é o favorito em outras categorias, como Direção (Nolan), melhor ator (Cillian Murphy), ator coadjuvante (Robert Downey Jr.), fotografia, trilha sonora, edição e som.
As especulações levam em conta premiações que servem como um aquecimento para o Oscar, antecipando os possíveis vencedores. Algumas das pré-premiações mais conhecidas são o SAG Awards, o Critics Choice Awards, o PGA Awards, o Spirit Awards e o BAFTA.
Este ano, com exceção do prêmio independente Spirit, “Oppenheimer” venceu todas as indicações a melhor filme e melhor diretor, perdendo ambos para “Vidas Passadas”.
“Pobres Criaturas” e “Os Rejeitados” se destacam
Na categoria de Melhor ator, Cillian Murphy tem boas chances. Entretanto, enfrenta fortes concorrentes: Paul Giamatti, de “Os Rejeitados”, e Jeffrey Wright, de “American Fiction”.
Contudo, pode perder em outras para “Os Rejeitados”, em atriz coadjuvante (Da’vine Joy Randolph); “Barbie”, em Figurino; “Maestro”, em Maquiagem; e “Pobres Criaturas”, em direção de arte.
Quanto ao prêmio de melhor atriz, que surpreendentemente rejeitou Margot Robbie, as principais apostas são Emma Stone, de “Pobres Criaturas”, e Lily Gladstone, de “Assassinos da Lua das Flores”.
“Barbie” é a zebra do Oscar?
Considerado o melhor filme pelo Critics Awards, “Barbie”‘ parece ser o azarão da temporada. Isso porque, sem indicações para a estrela Margot Robbie e a diretora Greta Gerwig, ficou restrito a categorias menores.
No entanto, deve levar para casa o prêmio de canção original, por “What Was I Made For”, de Billie Eilish & Finneas, com 71% de chances de vencer, segundo a Betfair. Vale lembrar que o filme também conseguiu outra indicação na categoria, para “I’m Just Ken”, de Mark Ronson & Andrew Wyatt.
Outras categorias
O longa britânico “Zona de Interesse”, vencedor de três máscaras douradas no BAFTA, deve levar a melhor em filme internacional.
Já em animação, “O Menino e a Garça” deve vencer “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, apesar de seu bom desempenho na premiação de efeitos visuais Visual Effects Society Awards.
Por fim, entre os documentários, “20 Dias em Mariupol”, sobre a guerra na Ucrânia, é o favorito, desbancando “As 4 Filhas de Olfa”, que corre por fora como zebra na categoria. Confira a crítica do Giz Brasil.