Fim de uma era: produção do Boeing 747 é encerrada após 54 anos
A norte-americana Boeing anunciou que está finalmente aposentando os seus aviões da linha Boeing 747 – o famoso “Jumbo”. A última aeronave construída deixou a fábrica da empresa na última semana e será entregue no início de 2023 para a companhia área Atlas Air, com sede nos EUA.
Ao todo, foram construídas 1.574 aeronaves da linha 747. O modelo começou a sua produção em 1967, e entrou para a história da aviação por contar de uma fuselagem mais larga, sendo o primeiro avião do mundo a contar com um corredor duplo para os passageiros – tornando-se sinônimo de viagens internacionais.
“Por mais de meio século, dezenas de milhares de funcionários dedicados da Boeing projetaram e construíram este magnífico avião que realmente mudou o mundo”, disse Kim Smith, vice-presidente e gerente geral da Boeing.
O último avião construído é o cargueiro Boeing 747-8, a partir da fábrica de Everett, no estado americano de Washington. Com seus 76,2 metros de comprimento, o cargueiro era a aeronave comercial mais longa em serviço.
Ele pode transportar uma carga útil de 133,1 toneladas, o suficiente para transportar 10.699 barras de ouro maciço. Em velocidades típicas de cruzeiro, o 747-8 percorre aproximadamente o comprimento de três campos de futebol da Fifa em apenas um segundo.
Apesar do 747-8 ser o último a deixar a fábrica da Boeing, esta não será a última entrega do modelo da empresa. Segundo apontou o site especializado The Air Current, a Boeing está fazendo modificações em dois aviões de passageiros 747-8, que serão usados para transporte presidencial dos EUA, na forma dos “Força Aérea Um”.
A expectativa é que essas duas aeronaves transportem os presidentes dos Estados Unidos por pelo menos três décadas e meia, dando à linha de aviões Jumbo uma vida útil de quase um século.
De acordo com preços tabelados pela Boeing, um avião 747-8 novo em folha, por exemplo, valia em torno US$ 418 milhões. Já o seu irmão cargueiro tinha preço de US$ 419 milhões. Porém, as companhias aéreas nunca pagam esses preços de tabela, uma vez que eles recebem descontos a depender do tamanho do pedido ou do status do cliente.
Quanto custa fretar um Boeing 747?
Apesar da aposentadoria do Boeing 747, várias companhias ao redor do mundo ainda contam com modelos operacionais em suas frotas, inclusive com a possibilidade de fretamento particular.
A empresa americana Paramount Business Jets, por exemplo, cobra o preço de US$ 31 mil por hora para o uso de um 747-400 – incluindo dois pilotos. Ele tem capacidade de transportar até 660 passageiros em uma configuração parcial de dois andares.
O 747-400 pode alcançar distâncias de até 13.449 km, viajando em uma velocidade de cruzeiro de 982 km/h. Ele foi desenvolvido a partir do 747-300, apresentando melhorias em envergadura, tendo motores mais potentes, bem como os mais recentes sistemas de entretenimento a bordo.