O Firefox OS está demorando a chegar ao Brasil. Primeiro, veio a promessa de que ele estrearia por aqui no início deste ano. Depois, o CEO da Mozilla disse que ele viria em junho. Agora, na estreia do Firefox OS na América Latina, a Mozilla diz que o sistema operacional chegará ao Brasil só “no último trimestre do ano”.

Nesta quinta-feira, os modelos Alcatel OneTouch Fire e ZTE Open foram lançados na Colômbia e Venezuela. O preço inicial dos aparelhos é equivalente a R$ 240.

Testamos o ZTE Open em fevereiro, e pelo que vimos, é bom que ele custe pouco. O Firefox OS é rápido, mesmo rodando em especificações modestas, mas ainda precisa evoluir muito, como comentamos aqui. O sistema funciona apenas com apps criados em plataformas da web, como HTML5 e JavaScript; os apps funcionam offline se não exigirem internet.

O ZTE Open tem processador Cortex-A5 de 1 GHz, 256 MB de RAM e 512 MB de espaço interno (expansível via microSD), além de uma tela de 3,45 polegadas com resolução de apenas 480×320 pixels. Há suporte a 3G e Wi-Fi. O Alcatel OneTouch Fire tem especificações basicamente idênticas.

Os celulares com Firefox OS são lançados mundialmente em parceria com a Telefônica. No Brasil, a responsável é a Vivo, que diz à Folha não ter preço ou data precisa de lançamento para esses aparelhos.

Um rumor sugere que o primeiro celular com Firefox OS no Brasil será o LG LEO, a ser lançado em setembro, mas a Vivo disse na época que “a informação não procede”. Segundo o Estadão, a Telefônica espera que, em 2014, todos os países onde ela atua venderão celulares com o sistema da Mozilla.

Estamos intrigados para ver como esta alternativa aos Androids low-end se sairá no mercado brasileiro. Mas, pelo visto, teremos que esperar mais um pouco. [Folha e Estadão]