O Fortnite conseguiu. O jogo de battle royale, que se tornou incrivelmente popular no último ano, parece finalmente ter conseguido fazer a Sony se render. Isso porque a empresa japonesa, que havia se recusado a ser boazinha com outras plataformas de jogos, agora vai oferecer crossplay (jogo entre diferentes plataformas), e o primeiro jogo a receber suporte a isso será o Fortnite.

• Sega adia lançamento do Mega Drive Mini para 2019
• Não baixe Fortnite para Android de sites esquisitos

O Kotaku foi o primeiro veículo a reparar no anúncio, que apareceu no blog de PlayStation da Sony. No post, o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, John Kodera, aponta que essa é uma “enorme mudança de política” para a companhia, que notoriamente vinha recusando que seus usuários jogassem jogos com proprietários de outros consoles ou sistemas.

Há muito tempo, isso vem sendo um aborrecimento (a Microsoft tem pedido para a Sony liberar o crossplay há anos), mas não era algo em que as pessoas baseavam todas suas decisões de compra de console. Com 80 milhões de usuários ativos, o PS4 segue sendo o console mais vendido disponível no mercado atualmente, e a Sony até agora não precisou ser legalzinha com as outras plataformas.

O Fortnite mudou isso. O jogo é conhecido por funcionar em basicamente todas as plataformas, incluindo Mac, Windows, Android, iOS, Nintendo Switch e Xbox One. A Sony era uma exceção importante. Na E3, Phil Spencer, chefe da marca Xbox na Microsoft, apontou que essa decisão feria os interesses das crianças — que não conseguiriam necessariamente compreender a complexidade da decisão da Sony.

Embora a Sony não esteja afirmando que foi o Fortnite ou seus desenvolvedores que mudaram a visão da Sony sobre o assunto, seria tolo presumir que seja uma coincidência que o primeiro jogo com crossplay no PS4 seja um open beta de Fortnite. O beta começou nesta quarta-feira (26), caso você queira pegar seu PS4 e ensinar para a molecada que joga o game em iPhones antigos como é que se domina uma partida de battle royale.

[Kotaku]

Imagem do topo: Fortnite