Fotógrafo capta fenômeno STEVE e aurora boreal no céu no Canadá
O astrofotógrafo Justin Anderson conseguiu captar o fenômeno STEVE — uma rara explosão de luzes no céu — ao lado de uma aurora boreal no céu do Canadá. O feito ocorreu durante uma curta tempestade geomagnética na noite do último dia 31 de julho.
De acordo com Anderson, a imagem mostra os padrões únicos de arqueamento do STEVE contra o pano de fundo da Via Láctea. Confira a imagem:
STEVE!!
Shining bright through the Milky Way over my backyard. The light on the horizon is Brandon, Manitoba. Our closest light pollution, which surprisingly isn't that bright!
If you look close, there is airglow on the SW horizon. @Vincent_Ledvina @TamithaSkov @TamithaSkov pic.twitter.com/OvlvQcUy76— High Hopes Aurora w/ Justin Anderson (@AuroraJAnderson) August 1, 2024
O fotógrafo é um observador especializado de STEVE, contribuindo com imagens para estudos científicos sobre o fenômeno.
O STEVE (sigla em inglês para “Forte Aumento da Velocidade Térmica”) é uma descoberta relativamente recente, identificado entre 2015 e 2016, como um fenômeno diferente das auroras, mas que ocorre em conjunto.
Por mais que o STEVE e as auroras ocorrem por emissões solares, eles se diferenciam em termos de mecanismos. As auroras resultam da interação entre cargas de partículas elétricas do Sol com gases da atmosfera, causando a emissão de luz.
Já o STEVE, por outro lado, ocorre pelo rápido movimento de fluxos de plasma que aquecem gases na atmosfera superior, criando uma explosão de luzes pelos gases quentes e brilhantes. Na verdade, o STEVE está relacionado a outro fenômeno conhecido como SAR (sigla de “Arcos Vermelhos Aurorais Estáveis”), que, por sua vez, tem relação direta com as auroras.
O fotógrafo captou as imagens do fenômeno STEVE em Manitoba, estado do Canadá, momentos após registrar a aurora boreal. Como a tempestade geomagnética foi breve, Anderson precisou ser rápido para não perder a imagem do STEVE.
“A imagem da aurora foi feita durante uma breve tempestade geomagnética que intensificou o fenômeno. Com a aurora excepcionalmente brilhante a olho nu, consegui registrar o vídeo pela câmera do meu celular”. Assista:
STEVE/SAID captured in Manitoba by @AuroraJAnderson operating #AurorEye unit05 2024-08-01. Full timelapse at https://t.co/9t2F7mVp1P@STEVEPhenomena @TweetAurora @DoNASAScience @TamithaSkov @Vincent_Ledvina @rasc pic.twitter.com/eje59YAY5j
— Capture North (@CaptureNorth) August 3, 2024