Fotógrafos, DJ e youtuber: quem são os escolhidos para ir à Lua em 2023
A SpaceX anunciou as oito pessoas selecionadas para viajar a bordo da missão privada dearMoon, que fará uma viagem de ida e volta à Lua a bordo da espaçonave Starship. A viagem será financiada pelo bilionário japonês Yusaku Maezawa, e inclui entre os passageiros artistas de diferentes nacionalidades.
Prevista para 2023, esta será a primeira viagem turística a alcançar a Lua, incluindo um sobrevoo a apenas 200 km da superfície lunar. Ao todo, mais de um milhão de pessoas de 249 países e regiões se inscreveram para participar da missão.
Além dos oito selecionados e do próprio Maezawa, também foram anunciadas dois passageiros reservas para a viagem.
Atualmente, a Starship está em desenvolvimento pela SpaceX, com a expectativa de fazer em breve o seu primeiro teste de voo orbital. Quando ela ficar pronta, será o maior e mais poderoso foguete do mundo – superando inclusive o SLS, da NASA, usado durante a Artemis 1.
Além da missão de 2023, a SpaceX também já conta com um contrato para uma segunda viagem privada ao redor da Lua, paga pelo milionário Dennis Tito – o primeiro turista espacial da história.
A tripulação da dearMoon é composta por artistas de várias áreas, incluindo um DJ, dois fotógrafos, um documentarista, um ator e um youtuber. Conheça abaixo o perfil de cada um deles:
Yusaku Maezawa (Instagram)
Nascido no Japão, Yusaku Maezawa tem 47 anos e é um empreendedor na área de vestuário, tendo fundado a Zozotown, o maior shopping japonês de moda online. Maezawa tem uma fortuna estimada em US$ 1,7 bilhão, o que o coloca entre os 50 mais ricos do Japão. Em dezembro do ano passado, ele se tornou o primeiro civil japonês a visitar a ISS, passando cerca de 12 dias a bordo. Ele bancará a missão dearMoon, porém, o valor pago à SpaceX não foi revelado.
“Estou muito emocionado por ter essas pessoas incríveis se juntando a mim em minha jornada para a Lua e animado para ver as criações inspiradoras que eles apresentam no espaço”, disse Maezawa.
Steve Aoki (Instagram)
O americano Steve Aoki, 45 anos, é produtor musical, artista, designer de moda, empresário e filantropo. Ele é mais conhecido por seu trabalho como DJ, tendo sido indicado duas vezes ao Grammy. Ele entrou para o Guinness World Record como o “músico mais viajado em um único ano civil”, em 2012, quando fez mais de 250 shows em apenas um ano.
“Desde criança eu sonhava em ir à Lua. Está se tornando cada dia mais real”, disse Aoki.
TOP – Choi Seung Hyun (Instagram)
TOP é um rapper sul-coreano, músico, premiado ator de cinema e um colecionador de arte. O artista de 35 anos fez parte do grupo K-pop BIGBANG, antes de embarcar em uma carreira solo. Atualmente, ele também está empreendendo no mercado de vinhos.
“Como artista coreano, quero que dearMoon inspire o mundo, dê esperança às pessoas e faça qualquer pessoa com um sonho sentir que tudo é possível”, disse Top.
Yemi AD (Instagram)
Natural da República Tcheca, Yemi AD, 41 anos, trabalha ensinando pessoas e organizações a desenvolver a sua criatividade. Ele chegou a projetar, coreografar e dirigir shows de campanhas de grandes marcas, como Apple, Google, Mercedes Benz, entre outros.
“Vamos provar que, com imaginação, não há limite para o seu potencial!”, disse AD.
Rhiannon Adam (Instagram)
A irlandesa Rhiannon Adam, 37, é fotógrafa e autora de livros, envolvida em projetos de documentários sociais, com foco em comunidades remotas. Conhecida por incorporar em seu trabalho fotografia analógica, além de materiais de arquivo. Ela foi indicada e ganhou vários prêmios, incluindo o Prêmio Meitar de Excelência em Fotografia.
“Meu objetivo é criar um trabalho que faça justiça a essa experiência transformadora”, disse Adam.
Tim Dodd (Instagram)
Dono do projeto “Everyday Astronaut”, o youtuber Tim Dodd, de 37 anos, também é fotógrafo, cinegrafista e músico. No YouTube, Dodd se tornou uma das principais fontes de informações, transmissões ao vivo e entrevistas sobre o setor aeroespacial.
“Nunca em um milhão de anos pensei que teria a chance de voar ao redor da Lua, mas mal posso esperar para trazer todos comigo”, disse Dodd.
Karim Iliya (Instagram)
Outro fotógrafo que deve viajar para a Lua é o britânico Karim Iliya, de 32 anos. Ele é um apaixonado pelo mundo natural, fazendo fotos e participando de aventuras ao lado de baleias, em vulcões em atividades ou em regiões árticas. Seu foco é documentar espécies ameaçadas de extinção.
“Ao documentar esta jornada incrível e compartilhar esta história, espero crescer e entender como fazer minha parte para tornar as coisas melhores para toda a vida na Terra”, disse Iliya.
Brendan Hall (Instagram)
Brendan Hall nasceu nos Estados Unidos, em 1994, e trabalha atualmente como documentarista com foco no mundo natural. Ele já chegou a produzir filmes acompanhando expedições médicas pela floresta amazônica, bem como cientistas desenterrando ossos de mamutes na Sibéria.
“É uma honra incrível fazer parte desta equipe e ajudar a compartilhar uma perspectiva interna de nossa missão”, disse Hall.
Dev D. Joshi (Instagram)
O indiano Dev D. Joshi, 22 anos, é ator profissional e influenciador. Ele é mais conhecido por sua interpretação de um super-herói indiano, “Baalveer”. Atualmente, ele está trabalhando na 3ª temporada de sua franquia de super-heróis “Baalveer Returns”.
“Sempre seja positivo e seja apaixonado, porque os milagres acontecem e acontecem a qualquer momento”, disse Joshi.
Kaitlyn Farrington (Instagram)
Selecionada para ser a turista de reserva para a dearMoon, a norte-americana Kaitlyn Farrington, de 33 anos, fez parte da equipe de snowboard dos Estados Unidos, chegando a ganhar a medalha de ouro durante os Jogos Olímpicos de Sochi, em 2014. Ela precisou se aposentar do esporte competitivo ao receber o diagnóstico de estenose cervical congênita.
“Nunca em um milhão de anos eu pensei que teria a chance de voar ao redor da Lua!”, disse Farrington.
Miyu (Instagram)
A lista encerra com a dançaria japonesa Miyumm, 25, também selecionada como reserva. Ela trabalha como modelo, embaixadora de marca, coreógrafa, dançarina e performer em videoclipes, tendo recebido vários prêmios no Japão e na Ásia.
“Em nome da geração jovem, farei o meu melhor para inspirar as pessoas através da minha dança”, disse Miyu.