Tá vendo este caminhão de entregas da americana UPS, a maior empresa de logística do mundo? Parece um caminhão normal de entregas, mas na verdade ele é todo feito de plástico. Ele também consome combustível de forma eficiente, e é reciclável.

Os painéis que compõem os novos caminhões da UPS serão feitos de plástico ABS, em vez de chapas de alumínio. Esta cobertura de plástico vai reduzir o peso em 450kg. Um caminhão mais leve pode receber um motor menor e mais eficiente. A UPS estima que a empresa pode aumentar em 40% a eficiência em combustível, e pode economizar mais de 300 milhões de litros de diesel por ano. Os custos crescentes com diesel vão cair, e o ar fica mais puro. Vale lembrar que a UPS já usa veículos elétricos híbridos, além de caminhões a gás natural.

E o melhor: o plástico ABS pode ser obtido de caminhões inoperantes, e pode ser usado para caminhões futuros. Sim, você ainda usa um derivado de petróleo – o plástico – mas com certeza a quantidade de plástico para fabricar os caminhões exige bem menos petróleo que 300 milhões de litros de diesel. Até porque a UPS pode reciclar plástico para seus novos caminhões. [UPS via Fast Company e CNET]