A Samsung está contando os dias para o lançamento do próximo Galaxy S, que deve rolar em 13 de fevereiro. Enquanto isso, a marca sul-coreana traz ao Brasil novos dispositivos de gama intermediária da linha Galaxy A: os modelos A51 e A71.

Se for para resumir o que os aparelhos trazem como novidade, o destaque fica por conta das múltiplas câmeras: são quatro em cada aparelho. É algo que não se vê muito em smartphones da linha intermediária. Isso reforça algo que DJ Koh, ex-presidente da divisão móvel da Samsung, falava em 2018: aparelhos intermediários receberão cada vez mais recursos exclusivos antes de smartphones de topo de linha.

O Galaxy A51 começa a ser vendido nesta quinta-feira (30) por R$ 2.199, enquanto o Galaxy A71 chegará às lojas na primeira quinzena de fevereiro com preço sugerido de R$ 2.799. Vale ressaltar que o primeiro modelo conta com TV digital, algo que não vimos na versão internacional que noticiamos em dezembro de 2019.

Os dois modelos vêm com recurso de desbloqueio via impressão digital sob a tela e ostentam conjuntos com câmeras de profundidade de 5 megapixels, ultrawide de 12 MP e macro de 5 MP. No A51, a câmera principal tem 48 MP, enquanto no A71 o sensor é de 64 MP. Quanto à câmera frontal, ambos contam com um sensor de 32 MP.

Câmeras Galaxy A51
Câmeras do Galaxy A51

Aliás, é interessante notar a presença da lente macro. O primeiro telefone a ter este recurso no Brasil foi o Moto One Macro. Ao que tudo indica, deveremos ter ainda mais modelos com este sensor, que ajuda bastante a tirar foto muito de perto de coisas pequenas e cheias de detalhes, como flores e insetos.

A Samsung também implementou recursos de inteligência artificial nas câmeras. Então, com a câmera selfie, por exemplo, será possível captar imagens em modo retrato (desfocando o fundo), mesmo tendo apenas um sensor. Os aparelhos contam ainda com modo de detecção de falha, que sugere que você tire outra foto, caso alguém esteja de olho fechado na cena, e ainda com o recurso chamado super estabilização, que promete ajudar quem acaba tremendo muito  na captação de vídeos.

Em outras especificações, o Galaxy A51 tem processador octa-core (com quatro núcleos de 2,3 GHz e quatro de 1,7 GHz), 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, tela OLED de 6,5 polegadas e resolução Full HD+ e bateria de 4.000 mAh com carregador de 15 W.

Galaxy A51. Foto: Guilherme Tagiaroli/Gizmodo Brasil

Já o Galaxy A71 tem processador octa-core (também não identificado, mas acredita-se que seja um Snapdragon 730), 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. A tela tem a mesma resolução, mas é um pouco maior, com 6,7 polegadas. A bateria também é maior, com 4.500 mAh de capacidade, e conta com um carregador mais potente, de 25 W.

Uma boa notícia é que os dois aparelhos contam com porta USB-C e entrada convencional de fone de ouvido, algo que está começando a ficar cada vez mais raro.

Galaxy A71. Foto: Guilherme Tagiaroli/Gizmodo Brasil