A Disney lançou na última quarta-feira (24) os dois primeiros episódios de Gavião Arqueiro, série solo do herói de Vingadores que introduz a nova heroína Kate Bishop.

Para quem acompanha o Universo Cinematográfico Marvel (MCU), sabe que é comum que as produções adicionem várias referências sobre o próprio universo — e até o mundo dos quadrinhos.

Separamos os easter eggs que estavam escondidos (e outros nem tanto assim) nos dois episódios.

Os próximos trechos contêm spoilers da série!

Back to 2012Gavião Arqueiro

A série abre com acontecimentos de nove anos atrás, quando mostra a pequena Kate com os pais em seu apartamento em Nova York. A cena acontece enquanto os Chitauri invadem a cidade — acontecimento mostrado em Vingadores (2012), quando o grupo de super-heróis se une pela primeira vez.

Na série, vemos a cena em que Gavião Arqueiro atira nos alienígenas no alto do prédio pelo ponto de vista de Kate, que a inspira para praticar arco e flecha.

Edifício Stane

Gavião Arqueiro

O sino e a torre que Bishop destrói tem uma placa com o nome “Edifício Stane”, sobrenome que os fãs mais antigos da franquia devem se lembrar.

O nome faz referência ao Obadiah Stane, o Monge de Ferro e primeiro vilão do Homem de Ferro. Ele foi morto no primeiro longa por Stark e a S.H.I.E.L.D., mas, como sua história de vilania ficou em segredo, ele foi visto como um herói, sendo homenageado pela sociedade.

O Musical

Gavião Arqueiro

Clint e seus filhos estão na Broadway assistindo a um musical, mas não é qualquer um. Eles estão vendo “Rogers the Musical”, que retrata os acontecimentos do primeiro filme dos Vingadores.

Na cena, há várias referências, desde a frase “We can do this all day” (“Nós podemos fazer isso o dia todo”), famoso bordão do Capitão América. O trecho menciona também o shawarma (prato árabe), que faz alusão a esta famosa cena pós-créditos.

Outro fato curioso é que um ator aparece como Homem Formiga — personagem que não está na invasão de 2012, como Clint cita na série. Aparece também uma atriz que interpreta a Viúva Negra, heroína que morre em Ultimato  (2019) e que faz o protagonista ainda ficar ressentido.

Surdez

Gavião Arqueiro

Um detalhe interessante é Clint com aparelho auditivo, citando que ele perdeu a audição ao longo dos anos em aventuras.

Assim como na série, nos quadrinhos Gavião também fica surdo, se tornando um símbolo para a comunidade surda americana.

“Thanos estava certo”

Gavião Arqueiro

Quando Barton vai ao banheiro, há uma pichação escrita “Thanos estava certo”, um sinal de que as ideias dos Apátridas ainda permanecem.

Para quem não lembra, é a facção que aparece em Falcão e o Soldado Invernal. O bando é formado por sobreviventes do Blip (evento em que Thanos estalou os dedos e metade da humanidade desapareceu), e queriam que o mundo voltasse a ser como era nesse período.

Jack Duquesne

Gavião Arqueiro

Os personagens que aparecem na trama não existem à toa. O padrasto de Kate e noivo de Eleanor Bishop é inspirado em Jacques Duquesne, o Espadachim que nos quadrinhos, age como vilão e anti-herói em alguns momentos.

Por enquanto, temos suspeitas se ele se tornará o antagonista do programa, já que, em alguns momentos, vêm deixando todo mundo intrigado sobre qual lado irá jogar.

O relógio

Gavião Arqueiro

Durante a cena do leilão, aparece o traje de Ronin (que, antes era do Gavião). Explicamos melhor aqui neste texto por que ele é uma peça fundamental na série. Um relógio encontrado nas ruinas do Complexo dos Vingadores, que foi destruída em Ultimato (2019), também dá as caras.

Os internautas estão buscando pistas sobre o que seria o objeto, que tem uma etiqueta onde é possível ler os números “268”. Muitos especulam que se trata da edição Avengers #268 – A Dinastia Kang!.

Kang, já foi “introduzido” ao Universo Cinematográfico Marvel durante a série Loki, é interpretado por Jonathan Majors. Nos quadrinhos, Kang é o primeiro vilão que Kate enfrenta ao lado dos Jovens Vingadores. Será que teremos alguma aparição ou menção ao vilão master na série de Gavião?

Máfia do Agasalho

Gavião Arqueiro

A gangue que usa uniformes esportivos com sotaque russo carregado e tem mania de falar “bro” (ou “mano” em português) existe nas HQs — e são é retratada de maneira bastante fiel na série.

Pelo que vemos no programa, parece que Clint já esbarrou com a Máfia do Agasalho no seu passado como Ronin. E parece que a série irá explorar isso mais a fundo.

Sortudo/Pizza dog

Gavião Arqueiro

O Golden Retriever sem um olho não é apenas uma forma fofa de chamar a atenção. Ele surgiu nas HQs, e em dado momento se torna o cão pessoal de Gavião Arqueiro.

Nas páginas, Sortudo (ou Lucky) é também chamado de Pizza Dog, por amar comer o alimento.

Jogos Vorazes no MCU?

Jogos Vorazes

Quando Clint e Kate estão na Times Square, uma criança vai tirar foto com um cosplay de Katniss Everdeen, a protagonista de Jogos Vorazes que usa um arco e flecha como arma — assim como Clint.

O mais curioso é que Hailee Steinfeld, que interpreta Kate, fez testes para o papel de Katniss — mas que acabou perdendo o posto para Jennifer Lawrence.

Personagens secundários também são dos quadrinhos

Gavião Arqueiro

Eles podem aparecer por pouco tempo, mas tem um papel importante nos quadrinhos.

Um dos membros da máfia que aparece sem a máscara é Kazimierz Kazimierczak, um mercenário também conhecido como Palhaço. Ao longo das histórias, ele é contratado para matar o Gavião. O que podemos acreditar que ele será uma peça importante nos próximos capítulos.

Em um trecho da história, Kate recebe uma ligação de um policial, Detetive Caudle. Nas HQs, o oficial ajuda heroína, sendo seu principal contato da polícia quando a Gaviã vai para a Califórnia. Resta a saber se Caudle se tornará um aliado ou uma dor de cabeça para a arqueira.

Em uma cena cômica na batalha de RPG, Grill, que é muito fã do herói, é o bombeiro que rouba a roupa do Ronin no incêndio. O nome é uma referência aos quadrinhos. Nas HQs, porém, ele é um homem branco de meia-idade e vizinho de Clint — que vive confundindo o codinome e chamando de “Gavião Armeiro”. Ao que parece, ele teve uma aparição breve, mas quem sabe veremos o bombeiro mais pra frente na trama?

No finalzinho do segundo capítulo, quem aparece é Eco, a cabeça que domina a Máfia dos Agasalhos. Saberemos um pouco mais sobre sua história nos próximos episódios — até porque foi confirmado que a personagem receberá uma série solo.

Nos quadrinhos, ela consegue copiar movimentos e estilos de luta e, em determinado momento, já vestiu o manto de Ronin. Eco é surda e ajuda Clint quando perde totalmente a audição.

Essa seria a segunda personagem surda do MCU. Recentemente, foi apresentada Makkari, uma das heroínas de Eternos — que fez até aumentar o interesse por aulas de língua de sinais.

Gavião Arqueiro terá um episódio novo toda quarta no Disney+.