Geração Z ouviu 76% mais música e podcast no 1º semestre de 2023 do que em 2022
O recém divulgado relatório “Culture Next”, do Spotify, revelou que a Geração Z teve crescimento mais acelerado em número de streamings de música e podcasts mundialmente na plataforma. Um aumento de 76% no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado.
Nesse período, eles ouviram mais de 560 bilhões de músicas e mais de 3 bilhões de episódios de podcast. A Geração Z é o grupo de pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 até 2010. Cresceram com a popularização da internet.
Em sua quinta edição, o documento levanta as tendências de consumo entre o público jovem segundo dados do Spotify Advertising. Os pontos analisados são as experiências culturais dos ouvintes através da música e dos podcasts, o papel dos podcasts na educação e a rápida viralização de culturais locais pelo mundo.
Imersão cultural por compartilhamento de música
De acordo com a análise, no Brasil, 78% dos ouvintes da Geração Z concordam que o Spotify promove imersão cultural. Para eles, mixes personalizados e recursos de playlists compartilhadas como o Match, bem como o DJ de inteligência artificial do streaming, facilitam a descoberta de novas músicas.
Por isso, desde a estreia da IA do Spotify, em fevereiro de 2023, os Gen Z usaram o recurso em mais de 1,5 bilhão de minutos de música no mundo. O grupo também foi o responsável por 58% das playlists Match no Brasil no primeiro semestre do ano.
75% da Geração Z no país também acredita que os virais da internet “fazem a cultura evoluir mais rápido”. 28% deles estão mais propensos a verem a música como um meio de conhecer outras culturas do que em 2021, enquanto 86% diz ter consumido músicas ou podcasts para ter experiências diferentes. Além disso, 72% afirmou gostar de música em outros idiomas – em 2021, eram 64%.
Podcasts como ferramenta educativa
Responsáveis por mais de 148 milhões de streamings de podcast no Spotify no primeiro semestre (68% a mais do que em 2022), a Geração Z brasileira ouviu 80% horas a mais de programas de “Educação” em relação ao ano passado.
77% deles disse que os podcasts ensinam sobre assuntos que eles gostariam de ter aprendido na escola. Entretanto, também houve um aumento na busca pelo entretenimento, com 111% a mais na categoria “Crime e suspense”, 84% em “Ciência” e 67% em “Esportes”.
Por fim, apesar da popularidade do TikTok, os conteúdos longos ainda fazem sucesso – mesmo que acelerados. Segundo a pesquisa, podcasts de categorias com durações de cerca de 40 a 50 minutos têm taxas de conclusão acima de 80%. Contudo, 40% da Geração Z acelerou os programas no último ano, enquanto 58% acelerou até mesmo músicas.