Tecnologia

Chatbot para WhatsApp indica playlists do Spotify pelo envio de imagens

Quer criar uma vibe praia enquanto estiver a beira mar? Basta mandar uma imagem do momento e o bot recomenda uma playlist. Nós testamos
Imagem: Unsplash/Reprodução

Não sabe o que ouvir? O Filtr Music pode dar uma forcinha para você: o chatbot passou a sugerir listas de reprodução ao enviar imagens pelo WhatsApp. A ferramenta compartilha músicas disponíveis no Spotify, Apple Music, Deezer e YouTube Music.

A grande novidade gira em torno da recomendação por reconhecimento de imagem através das integrações com o Spotify e com o Amazon Rekognition Image. Assim, se você estiver em uma praia, é só tirar uma foto do ambiente e enviá-la ao chatbot. Na sequência, o sistema irá indicar músicas de verão, por exemplo, que estão alinhadas com o momento que você está vivendo.

“A integração oferece também a possibilidade de ser surpreendido com uma sugestão personalizada: no ícone “surpreenda-me”, as recomendações são feitas com base no histórico de consumo do usuário e prometem facilitar o dia a dia do fã de música”, diz o serviço. A ferramenta é atrelada ao Filtr Brasil, marca da Sony Music Brasil.

Streaming já gera 99% da receita do mercado musical no Brasil

Imagem: Unsplash/Reprodução

Como o chatbot funciona?

Para começar, inicie uma conversa com o chatbot no WhatsApp e faça o cadastro na própria conversa, compartilhando o nome completo, e-mail e data de nascimento.

Segundo a empresa, os dados são usados “para coletar informações que permitem ao Filtr Music lembrar de você como usuário a fim de melhorar e personalizar a experiência com o assistente virtual e também permite o envio de newsletters e campanhas de mídia de artistas da Sony Music”.

Depois, escolha a quarta opção (“Envie uma imagem”), compartilhe o arquivo e aguarde o retorno do chatbot.

Durante os testes do Giz Brasil nesta segunda-feira (23), o sistema precisou de um minuto para retornar uma sugestão. Os usuários também podem escolher a plataforma de streaming de sua preferência.

Filtr Music recomenda músicas para Spotify e outras plataformas (Imagem: Reprodução/Giz Brasil)

Filtr Music recomenda músicas para Spotify e outras plataformas (Imagem: Reprodução/Giz Brasil)

Filtr Music recomenda apenas músicas da Sony Music

Apesar de utilizar a ferramenta de machine learning da Amazon para reconhecimento de imagem, o sistema não utiliza inteligência artificial para criar uma playlist do zero. Em vez disso, o chatbot indica listas de reproduções já existentes nos perfis do Filtr Brasil.

O Filtr Music também é limitado ao catálogo da empresa. Por exemplo, quando enviei uma imagem de uma igreja, o chatbot me indicou a playlist “Nossa Senhora da Aparecida 2023”. Entre vários artistas, a lista traz especialmente as músicas do Padre Marcelo Rossi, cujos discos têm o selo da Sony Music.

E não adianta forçar a barra – como eu, acidentalmente, fiz. Quando enviei uma foto do portão de Strawberry Fields, no Reino Unido, o local não me retornou a música Strawberry Fields Forever, dos Beatles. O que veio foi uma playlist de outro artista, com um gênero completamente diferente: Rashid. O que o rapper brasileiro tem a ver com os garotos de Liverpool é um mistério. Mas não dá para negar que o chatbot está tentando, né?

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas