E aí, você está curtindo a Copa do Mundo? Tem muitos jeitos de acompanhar o Mundial, como ver pela TV do celular ou recorrer às transmissões por streaming. Se você quer alguma coisa mais prática, pode até mesmo receber os gols em tempo real diretamente no Telegram.

As principais maneiras de se assistir os jogos da Copa pelo smartphone
Copa do Mundo: o aparato tecnológico por trás do polêmico “árbitro de vídeo”
Terremoto em gol do México não é o primeiro do tipo; saiba como humanos podem causar tremores

Ok, “tempo real” talvez seja um pouco de exagero, porque há alguns minutos de atraso até receber o vídeo da jogada (pirateado de uma transmissão de TV, diga-se) no celular, acompanhado do nome do jogador e do minuto do gol. Mas é bem prático: basta seguir o canal World Cup Goals 2018 e pronto, está tudo no seu smartphone.

Às vezes ele erra: eu recebi um aviso do gol de Jedinak contra a Dinamarca, mas o link mandava para o vídeo do pênalti batido pelo mesmo jogador contra a França. O erro foi corrigido prontamente, porém. Até mesmo aviso de anulação de gol pelo VAR rolou ontem, durante Espanha x Irã.

O bot Goals Ninja é outra opção. Ele está disponível para Telegram e Facebook Messenger. Basta dizer o jogador, o time ou a liga desejada e você passa a receber notificações dos resultados e vídeos dos gols. Sim, ele funciona com outras competições além da Copa do Mundo.

Isso mostra como o conteúdo protegido por copyright rola solto pelo Telegram. E também como seria legal se emissoras de TV e outros meios de comunicação usassem recursos desse tipo para chegar de forma mais útil e prática ao público.

[Axel Marazzi via Gizmodo ES]