Google atualiza rival do AirTag para buscar dispositivos offline e rastreadores próximos
Depois do rastreador de bagagens Grogu, o Google está lançando uma atualização do “Find My Device” – a sua versão do AirTag, da Apple. O dispositivo ajuda na localização de dispositivos offline ou rastreadores potencialmente indesejados deve entrar no mercado até agosto.
Aprimorado, o serviço vai rastrear itens perdidos ou roubados de outras marcas. Além de dispositivos Android, ele também pode ser anexado a rastreadores Bluetooth da Chipolo, Tile, entre outros.
Segundo o blog do Google, a nova rede pretende aproveitar “mais de 1 bilhão de dispositivos Android em todo o mundo”.
O objetivo, segundo o comunicado, é ajudar os consumidores a localizar pertences, como fones de ouvido, rastreadores ou até o smartphone, via Bluetooth.
Como é a interface do novo “Find My Device”
Para o alerta de rastreadores próximos, recentemente o testador do Android, Mishaal Rahman, publicou no Twitter capturas de tela que mostram a interface do recurso. Confira:
Here are some screenshots of Android's soon-to-be-released unknown tracker alerts feature, which alerts you of potentially unwanted tracker tags near you.
Screenshots: @AssembleDebug pic.twitter.com/zoMM8Iw1vp
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 26, 2023
As opções incluem uma “varredura manual”, ou seja, uma forma de verificar a presença de rastreadores próximos. Também há a função de “permitir alertas”, para quando o Bluetooth e o rastreamento de localização do dispositivo estiverem ativos.
A ideia da atualização é aumentar a segurança. Em maio deste ano, Google e Apple se uniram para tomar medidas depois que vítimas questionaram o funcionamento do AirTag, como mostramos nesta reportagem. O motivo: stalkers estavam usando o dispositivo para cometer crimes.