Google cancela outro projeto: Dropcams estão com dias contados

Após 10 anos, Google anuncia fim do suporte para Dropcams. Modelo foi uma das primeiras câmeras inteligentes lançadas no mercado
Google cancela outro projeto: Dropcams estão com dias contados
Imagem: Amazon/Reprodução

O Google anunciou que pretende encerrar o suporte para as suas câmeras inteligentes Dropcams. O serviço será interrompido definitivamente no dia 8 de abril de 2024.

Lançadas há cerca de 10 anos, as Dropcams foram uma das primeiras câmeras inteligentes lançadas no mercado. Apesar de não serem comercializadas oficialmente há alguns anos, os servidores que fazem elas funcionarem permanecem ligados até hoje.

Segundo a empresa, tem sido um desafio manter os softwares dessas câmeras atualizados, uma vez que elas contam com um hardware mais antigo – de quase uma década atrás.

A câmera foi desenvolvida pela startup Dropcam, antes de ser adquirida pelo Google, em 2014. O gadget funciona como uma câmera de vigilância conectada ao wi-fi, que permite aos usuários acompanharem imagens ao vivo de suas casas por meio de um serviço de nuvem.

Porém, com o fim do suporte, as Dropcams se tornarão em verdadeiros “pesos de papel”, uma vez que todas elas deixarão de funcionar no próximo ano. Isso significa que não será mais possível usá-las por meio de aplicativos e dispositivos Nest.

Para quem ainda tem a câmera inteligente, a recomendação do Google é que o usuário faça o download e salve seus arquivos, caso queira manter o histórico de vídeos.

Além disso, para usuários dos EUA que assinam o serviço “Nest Aware”, a empresa está oferecendo gratuitamente a Nest Cam – a versão mais moderna das Dropcams. O Google também oferece assistência gratuita para que os usuários possam reciclar suas antigas câmeras com um parceiro terceirizado.

Não é só a Dropcam

As Dropcams se juntam a uma longa lista de dispositivos lançados pelo Google e que foram descontinuados ao longo das últimas décadas. Entre eles, estão as caixinhas Nexus Q e OnHub, o chromebook Pixelbook ou o smartphone Google Play Phone, por exemplo.

Um dos mais recentes projetos encerrados pela empresa foi o Google Glass. Apesar do hype inicial, o dispositivo não caiu nas graças do público.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas