_Google

Google está testando recurso para mostrar vídeos de Instagram e TikTok em seu app

Google vai mostrar vídeos de Instagram e TikTok em resultados. Intenção é manter os usuários no buscador por mais tempo.

O Google está testando um novo recurso no app de busca que mostrar vídeos curtos do TikTok e do Instagram em um carrossel dedicado. Aparentemente esta é a solução da empresa para a demanda por este tipo de conteúdo.

O novo recurso é uma extensão de um que vem sendo testado pelo Google desde o início do ano, que colocava um carrossel de “Short Videos” na aba do Google Discover. Antes, ele só mostrava vídeos de plataformas do Google, como o YouTube e o projeto Tangi, especializado neste formato. Agora, conteúdos de Instagram e TikTok serão incluídos na atualização.

A mudança provavelmente foi projetada para ajudar o Google a reter aqueles usuários que querem apenas ficar vendo gatos vestindo calças de pijama por alguns minutos como uma desculpa para parar de sentir qualquer coisa por um tempo — ou seja, todo mundo.

A saber, quando um usuário clica em um vídeo curto no carrossel, ele é direcionado para uma versão da web daquela plataforma em vez de ser transportado para o aplicativo correspondente, o que significa que é mais provável que os usuários apertem o botão Voltar e retornem para o Google em vez de ficar rolando eternamente em outro app.

Um porta-voz da empresa confirmou ao TechCrunch que o recurso está sendo testado em dispositivos móveis, mas disse que o carrossel ainda está em seus estágios iniciais e não vai aparecer ao lado de todas as pesquisas por enquanto.

O novo carrossel de “Short Videos” fica separado do recurso “Stories” que o Google revelou para seus aplicativos para iOS e Android em outubro de 2020. Anteriormente conhecido como “Stories AMP”, elas são compostas por conteúdo compilado por um lista do Google, incluindo Forbes, USA Today, Vice, Now This, Bustle, Thrillist e outros. No Brasil, Folha de S.Paulo, O Globo, UOL, Catraca Livre, Meia Hora estão entre os veículos selecionados.

Sair da versão mobile