_Google

Após mais de dois meses de espera, Google começa a atualizar aplicativos no iOS

É o primeiro grande aplicativo do Google a receber um update em mais de dois meses sem novas atualizações.

Imagem: Robyn Beck/AFP (Getty Images)

Imagem: Robyn Beck/AFP (Getty Images)

Demorou, parece que o Google finalmente está atualizando seus principais aplicativos para iOS. Neste fim de semana, a empresa lançou uma atualização para o YouTube que não adiciona novos recursos, mas tem sua importância por ser o primeiro update em mais de dois meses.

De acordo com o 9to5Google, que identificou a atualização, é normal que o Google pare de atualizar suas ferramentas em dezembro por causa dos feriados. Os updates não são publicados durante essas datas porque pode não haver tanta equipe como de costume para corrigir eventuais problemas relacionados aos serviços. No entanto, as atualizações geralmente são retomadas no início de janeiro.

Só que isso não aconteceu este ano com a grande maioria dos aplicativos iOS do Google. E o que chamou atenção é que essa falta novos updates só atingiu os sistemas operacionais da Apple – as versões para Android continuaram sendo atualizadas normalmente.

Muitas especulações surgiram sobre uma possível razão por trás do atraso. A teoria mais popular estava relacionada aos novos rótulos de privacidade da Apple, que visam informar usuários sobre quais dados os apps coletam e se esses dados estão sendo rastreados. A Apple lançou os tais rótulos em dezembro, e os desenvolvedores agora são obrigados a destacar essas informações em todos os aplicativos, incluindo os que já estavam na App Store antes da mudança.

Alguns serviços do Google, como é o caso do YouTube, YouTube Music, YouTube TV e YouTube Studio, ganharam o novo selo da Apple no início de fevereiro. Contudo, nenhum deles recebeu novas atualizações no iOS desde dezembro.

Isso significa que o Google não está preocupado com os novos rótulos de privacidade da Apple? Não exatamente. O principal negócio do Google é a publicidade, e não há dúvida de que esse assunto sobre os rótulos já esteve em pauta internamente na companhia. No entanto, neste caso, é seguro dizer que o atraso nas atualizações está relacionado a outra coisa. O que falta agora é saber quando os demais apps serão atualizados para se encaixar às novas diretrizes da App Store.

O Google se manifestou e disse que os atrasos não estão relacionados aos rótulos de privacidade da Apple. O Gizmodo US entrou em contato com a empresa para questionar sobre a falta de atualização para outros apps, mas ainda não obtivemos uma resposta.

Sair da versão mobile