No ano passado, o Governo de São Paulo começou a usar os Plus Codes, um sistema alfanumérico de localização do Google, para localizar lugares, sobretudo em áreas rurais ou sem um endereço formal. Agora, a empresa possibilita que qualquer pessoa tenha um Plus Code ao acessar o Google Maps.

Os Plus Codes são códigos alfanuméricos curtos criados pelo Google, que são baseados em latitude e longitude. Para você ter ideia de como eles são, este aqui é do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo: 97XQ+G6 Morumbi, São Paulo – SP.

Eles não são a única iniciativa do tipo. O what3words faz algo parecido usando palavras para indicar um local. O sistema, inclusive, já foi usado em diversas situações no Reino Unido, como ajudar uma pessoa perdida ou mesmo para localizar focos de incêndio.

No fim das contas, essas iniciativas têm como objetivo dar a localização muito precisa de determinado local que, às vezes, o sistema de endereço não dá conta de informar. Imagine tentar indicar, por exemplo, sua localização exata numa estrada ou uma cachoeira numa trilha.

Voltando ao Plus Codes, como dissemos, ele agora está disponível no Google Maps, por enquanto só no Android.

Como saber o Plus Code de uma localização:

Para saber o Plus Code da sua localização, é necessário:

  • Abrir o app do Google Maps
  • Tocar sobre o ponto azul que mostra o lugar onde você está.
  • Abrirá um tela que exibirá um código que combina números e letras.Gif mostrando como saber Plus Code no app do Google Maps para Android

É possível também saber o Plus Code navegando na versão web do Google Maps.

  • Abra o Google Maps em seu navegador
  • Clique em um ponto desejado
  • Verifique na faixa do lado esquerdo um número
  • Neste abaixo, por exemplo, tem a parada 2 de ônibus na Praça da República no Centro de São Paulo

Plus Codes no Google Maps