O Google Now não deixa de receber novidades este ano, e uma delas talvez soe familiar para donos do Moto X: você pode ditar mensagens de texto e enviá-las através do WhatsApp, Viber e outros.

Segundo o Google, é simples: basta dizer “envie uma mensagem para Fulano pelo WhatsApp” e ditar a mensagem. Também é possível fazer isso em um único passo: “OK Google, mensagem para Beltrano no Viber: quer almoçar junto hoje?”

Isto também funciona nos apps WeChat, Telegram e NextPlus – infelizmente, nada de Facebook Messenger no momento.

Há uma pegadinha: por enquanto, as mensagens ditadas estão disponíveis apenas no Google Now em inglês. Mas a empresa avisa: “estamos trabalhando para adicionar mais apps e idiomas no futuro”.

Este recurso é semelhante a algo que vimos, há um ano, no Moto X de segunda geração: ele permite postar um novo status no Facebook ou, sim, enviar uma mensagem no WhatsApp. Veja um exemplo disso abaixo, a partir do ponto 1:50:

No entanto, a Motorola criou uma solução meio improvisada: quando você fala “enviar WhatsApp”, o Moto Voice abre o app e simula um toque no botão “Nova mensagem” usando um recurso de acessibilidade no Android. Só então você pode ditar a mensagem. No caso do Google Now, trata-se de algo integrado e simplificado, que você pode usar com um só comando de voz.

Mensagem pelo Google Now

Há algum tempo, é possível ditar mensagens no Google Now para enviar mensagens por e-mail, SMS ou pelo Hangouts – mesmo em português.

Mensagem no Hangouts pelo Google Now

Você pode dizer, por exemplo, “mensagem no Hangouts para Daniel: você está na redação?”.

Eu não costumo utilizar esses comandos de voz; você pretende usar o ditado do Google Now para o WhatsApp? [Google via The Verge]