O Google anunciou nesta segunda-feira (14) que está expandindo os recursos do Workspace (antigo G-Suite) para todos os usuários que possuam uma conta Google. Até então, as principais funções, assim como melhorias recém-anunciadas durante a conferência Google I/O 2021, só estavam disponíveis para corporações ou pessoas com um perfil empresarial.

Com a mudança, todo mundo que tenha uma conta Google agora pode usufruir de funcionalidades extras no Drive, Meets, Docs, Sheets e outras plataformas da companhia focadas principalmente em produtividade. Isso inclui a iniciativa Smart Canvas, que promove experiências ainda mais colaborativas entre os usuários.

Entre as novidades do Smart Canvas está a possibilidade de iniciar videochamadas do Meet diretamente pelo Docs, compartilhar ou editar documentos na mesma janela do Meet, visualizar uma linha do tempo com os principais tópicos de um determinado projeto, tradução simultânea de legendas, entre outras opções. O Google Chat agora pode ser acessado como uma função dentro da versão gratuita do Gmail, e o Chat passa a incorporar as Salas (Rooms).

Por falar nisso, o Google promete para os próximos meses um recurso chamado Spaces (Espaços), que servirá como uma evolução ao Rooms, mais simples de ser usada e mais completa em recursos. Com o Spaces, os usuários poderão visualizar mais facilmente toda a linha do tempo de seus projetos, usar emojis como reação, gerenciar ferramentas de moderação e definir os papéis de cada integrante. É verdade que possa parecer um pouco confuso, mas pense no Spaces como um concorrente direto do Slack e dos grupos públicos do Discord.

Este é o Spaces, que deve ser lançado em setembro. Imagem: Google

O Google Meet também ganhará atualizações específicas no segundo semestre. Entre elas estão um novo calendário, este com a opção de informar sua localização no momento da videochamada, e novas ferramentas de moderação e controle. Haverá ainda um Companion Mode, que vai permitir aos participantes de uma chamada responder a enquetes, fazer perguntas e ativar legendas de acordo com o dispositivo que estiverem utilizando. A previsão é que essas novidades cheguem em setembro, tanto na versão web quanto no app móvel do Meet.

Assine a newsletter do Gizmodo

Novo plano no Workspace

Aproveitando o anúncio de gratuitidade de vários recursos no Workspace, o Google anunciou uma nova modalidade paga para suas ferramentas de trabalho. O plano se chama Workspace Individual, que basicamente mantém as mesmas funções do plano de entrada, só que sem a possibilidade de usar um domínio próprio no e-mail. A companhia destaca que o Individual deve ser mais útil para autônomos e pequenas empresas. Ainda não foi divulgado o valor desse plano para o Brasil. Nos EUA, ele sairá por US$ 9,99 ao mês.

[Google, The Verge, Engadget]