Greve do Uber: confira 5 apps alternativos de transporte e carona
Nesta segunda-feira (15), os principais aplicativos de transporte, como Uber e 99, entraram em greve durante 24 horas — a fim de reivindicar melhores condições de trabalho e remuneração das plataformas. A paralisação é motivada pelo alto custo dos combustíveis.
Além disso, segundo o Jornal do Commercio, entregadores de delivery, como o iFood, também devem suspender os serviços em diversas cidades do país.
Diante da greve, clientes tem enfrentado cancelamentos de corridas, maior tempo de espera e, até mesmo, um aumento de até 50% nos valores cobrados por motoristas que não aderiram à iniciativa. De acordo com a Folha de S. Paulo, durante a manhã, quem acessava o aplicativo era surpreendido com um aviso de preços acima da média.
Se você precisa se deslocar pela cidade e não pode contar com carro particular ou transporte público, conheça 5 apps alternativos de transporte para você usar:
1. inDrive
O principal diferencial do inDrive é seu funcionamento em estilo “leilão”, no qual o usuário escolhe o preço que deseja pagar ao solicitar a viagem. O motorista pode aceitar, rejeitar ou oferecer uma contraproposta ao valor. Além disso, também é possível escolher um veículo que transporte mais de quatro passageiros.
2. Maxim
Disponível para aparelhos celulares com sistemas Android e iOS, o Maxim existe há 20 anos e atua em diversas cidades do Brasil. O aplicativo oferece serviços de viagem de passageiros, bem como entregas para si ou para outras pessoas.
3. Me Busca
Em março deste ano, uma empresa brasileira apoiada pela Associação de Motoboys e Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Ammasp) criou o Me Busca, com o objetivo de oferecer uma remuneração maior aos motoristas por meio de taxas fixas.
4. Wappa
O Wappa se destaca por circular pelos corredores de ônibus para viagens mais rápidas. A plataforma oferece carros particulares e táxis, bem como logística e planos corporativos com motoristas e entregadores específicos. Vale lembrar que o aplicativo só aceita pagamentos com cartão de crédito pelo próprio app.
5. BlaBlaCar
O aplicativo de carona BlaBlaCar oferece viagens por preços acessíveis para mais de 40 mil cidades. As viagens podem, inclusive, terem longas distâncias. Por outro lado, é o motorista quem define o preço, a depender de valores de pedágios e combustível. O pagamento é feito diretamente ao motorista.