Grupo encontra pedaços de asteroide 2024 BX1 que caiu na Alemanha

Asteroide, com cerca de 1 metro de largura, foi detectado pela NASA apenas 95 minutos antes de atingir a atmosfera da Terra
Grupo encontra pedaços de asteroide 2024 BX1 que caiu na Alemanha
Imagem: Peter Jenniskens/Space/Reprodução

Caçadores de meteoritos conseguiram recuperar fragmentos de um asteroide que impactou a Terra sobre Berlim, na Alemanha, no último dia 21 de janeiro. O asteroide, identificado como 2024 BX1 e com cerca de 1 metro de largura, foi detectado pela NASA cerca de uma hora e meia antes de atingir a atmosfera terrestre.

A queda resultou em uma bola de fogo visível em partes da Europa. O evento chamou atenção dos moradores da região, que filmaram o clarão gerado pelo asteroide (link abaixo). Posteriormente, caçadores de meteoritos entraram em ação para encontrar pedaços do astro.

Liderados pelo cientista de meteoros Peter Jenniskens, eles embarcaram em uma busca pela carga espacial. Após dias de exploração, a equipe surpreendentemente conseguiu encontrar fragmentos do asteroide. Jenniskens comemorou o feito, ressaltando a dificuldade da missão devido à semelhança dos fragmentos com rochas terrestres — ao contrário da aparência típica dos meteoritos.

“Caminhamos muitas dezenas de quilômetros na segunda, terça, quarta e quinta-feira. Estava começando a sentir que talvez nada tivesse sobrevivido a essa fragmentação muito agressiva”, disse ao portal Space.

Os meteoritos, pesando 5,3 e 3,1 gramas, foram descobertos pelos estudantes da Freie Universitaet, Dominik Dieter e Cara Weihe.

Local onde o asteroide caiu. Imagem: NASA/Reprodução

Por enquanto, a classificação oficial desses meteoritos ainda está pendente. Porém, Jenniskens diz que as amostras podem ser feitos de materiais raros, indicando um próximo passo significativo na pesquisa.

Vale ressaltar que esta não é a primeira incursão de Jenniskens em caçadas de meteoritos, destacando sua experiência anterior no Sudão, Botsuana e França, por exemplo.

NASA previu a queda de asteroide

A NASA conseguiu prever que o asteroide 2024 BX1 iria colidir com o planeta, marcando um avanço significativo na defesa planetária. Para isso, a agência espacial usou o Sistema de Avaliação de Impacto Scout, a fim de prever quando e onde ocorreria a queda do objeto.

Cientistas descobriram que o asteroide iria colidir apenas 95 minutos antes de atingir a atmosfera terrestre. Além disso, o sistema previu que ele cairia na Alemanha. Felizmente, a massa, com cerca de 1 metro de tamanho, desintegrou-se de forma inofensiva na atmosfera.

O astro 2024 BX1, embora pequeno, proporcionou uma oportunidade útil para demonstrar as capacidades de defesa planetária do sistema da NASA.

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.