“Guardiões da Galáxia Vol. 3” terá 600 diferentes versões para cada sala de cinema

Ideia ambiciosa visa proporcionar uma experiência personalizada para cada tipo de cinema ao redor do mundo. Entenda o que muda
Guardiões da Galáxia
Imagem: Divulgação/Marvel

Contagem regressiva para a chegada de “Guardiões da Galáxia Vol. 3” nas telonas. Com a estreia às portas, algumas novidades sobre o longa da Marvel estão vazando na imprensa internacional. Já sabemos, por exemplo, que o diretor James Gunn criou 600 versões únicas do filme, para proporcionar uma experiência personalizada para cada tipo de cinema ao redor do mundo. 

whatsapp invite banner

As versões atendem ao formato das telas de cada sala de cinema, ou seja: o filme que passa na sala 2D, é diferente daquele que passa 3D, que também é diferente da sala IMAX, e assim vai. 

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o executivo da Disney, Evan Jacobs, revelou informações sobre a proposta ambiciosa de Gunn. A ideia é poder oferecer o filme editado especificamente para ser exibido da melhor maneira possível, no maior número de salas de cinema do planeta.

“É definitivamente a entrega mais complexa que a Marvel já fez”, disse Jacobs. “[O objetivo era] dar a cada cinema nos Estados Unidos e em outros país [a capacidade de] maximizar o tamanho da tela para o público. Então, onde quer que você vá, verá a melhor versão”, revelou o executivo da Disney.

Guardiões da Galáxia

“Guardiões da Galáxia Vol. 3” estreia em 04 de maio nos cinemas – Imagem: Divulgação/Marvel

Diferente versões em cada sala de cinema

O executivo ainda acrescenta que a versão 3D também tira vantagem das opções de enquadramento variáveis. “Proporção é algo que James realmente considerou como parte do processo de contar histórias”, relata Jacobs, observando que Gunn criou versões Imax com proporções variáveis ​​para os dois primeiros filmes dos Guardiões.

Com essa abordagem, Gunn segue a mesma ideia de James Cameron e Jon Landau, que criaram 1.065 versões de “Avatar: O Caminho da Agua” [via THR], incluindo combinações de 3D, HDR, 4K, níveis de luz variados, proporções e altas taxas de quadros, além dos idiomas locais.

Imagens mais compridas ajudam a dar uma sensação de amplitude e grandiosidade, por exemplo, para mostrar um planeta. Enquanto que as imagens mais “quadradas”, dão sensação de lugares apertados ou para focar em algum personagem.

Não é incomum que os lançamentos da Marvel tenham 500 versões, o que já é considerado um número alto na distribuição teatral. 

Qual a trama de “Guardiões da Galáxia Vol. 3”?

No terceiro filme, o grupo busca se estabelecer em Lugar Nenhum. Mas não demora muito para que suas vidas sejam reviradas pelos ecos do passado turbulento de Rocket (Bradley Cooper). Enquanto Peter Quill (Chris Pratt) ainda se recupera da perda de Gamora (Zoe Saldaña), ele reúne sua equipe em uma perigosa tarefa para salvar seu amigo – uma missão que, se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões como os conhecemos.

A produção é o encerramento da trilogia estrelada por Chris Pratt, como Peter Quill, Zoe Saldaña como Gamora, Karen Gillan como Nebulosa, Dave Bautista como Drax, Pom Klementieff como Mantis, Bradley Cooper como a voz de Rocket Racoon e Vin Diesel como a voz de Groot.

Além dos nomes acima, Elizabeth Debicki voltará a viver a vilã Ayesha. Entre as novidades estão Maria Bakalova, que dubla a cachorra superpoderosa Cosmo; Will Poulter, que interpretará Adam Warlock, Chukwudi Iwuji como o vilão Alto Evolucionário e Daniela Melchior, que se destacou em “O Esquadrão Suicida”.

Dirigido e roteirizado por James Gunn, com produção de Kevin Feige, “Guardiões da Galáxia Vol. 3” estreia em 4 de maio, exclusivamente nos cinemas. Relembre o trailer da produção

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas