Recentemente a Disney divulgou o primeiro teaser de um dos filmes mais aguardados do ano, o live-action de “A Pequena Sereia”, que terá Halle Bailey como Ariel. Conforme o Giz publicou, o vídeo em inglês sofreu uma chuva de dislikes no YouTube.
Só que, por outro lado, muitas crianças se viram representadas com uma protagonista negra vivendo a jovem sereia. E isso emocionou Halle. Acompanhe:
Ao longo do fim de semana, pais gravaram a reação das crianças ao verem o trailer, mostrando como elas ficaram encantadas e se animaram ao saber que a Ariel também é negra no filme.
“Ela é preta!”, celebrou uma menina, boquiaberta com o vídeo. “Ela é marrom que nem eu, mãe!”, disse outra pequena que viralizou.
A emoção da atriz
Os vídeos chegaram à própria Halle Bailey, que compartilhou um compilado por meio das redes sociais.
“As pessoas têm me enviado estas reações durante todo o fim de semana e estou verdadeiramente admirada. Ver as reações destas crianças me deixa tão emocionada. Isso significa o mundo para mim. Obrigado a todos pelo apoio inabalável”, escreveu a atriz.
Confira a publicação:
Ataques racistas
Embora Halle tenha se emocionado com os vídeos, ela também teve que enfrentar uma série de críticas por ter sido escalada para o papel, que é representada como uma jovem branca na animação da Disney de 1989.
O live-action tem sido alvo de ataques racistas desde que Bailey foi anunciada como Ariel. A atriz e cantora negra, desagradou alguns fãs que esperavam uma versão mais fiel do desenho animado.
Porém, a Disney e os envolvidos no projeto vêm defendendo a escolha da artista desde o anúncio oficial feito ainda em 2019, lembrando aos críticos de que sereias não existem de verdade. Além disso, muitos fãs também se mobilizam na internet para defender Halle para o papel, apontando como uma das cantoras mais promissoras de sua geração.
O caso de racismo foi tão grave, que levou um usuário do Twitter a ser suspenso depois de promover uma suposta inteligência artificial capaz de “embranquecer” a protagonista de “A Pequena Sereia”.
O perfil @vandalibm divulgou uma nova versão do trailer na qual Bailey é substituída por uma atriz branca, criada como deepfake. Segundo ele, o vídeo era resultado de uma IA criada por outro usuário, @TenGazillionIQ, que ele classificou como um “criador de memes e cientista de IA”.
“Ele consertou A Pequena Sereia, e transformou a atriz lacradora em uma garota ruiva e branca. Ele pode consertar o filme inteiro quando estrear usando 4x A600 [quatro unidades de processamento gráfico A6000, da NVidia, uma das mais poderosas do mercado] em menos de 24 horas”, afirmou o perfil na publicação.
Acusado de racismo, o usuário ainda tentou se defender: “Isto é apenas para propósitos educacionais, por favor não interprete erroneamente de um jeito racista”, disse @vandalibm, que foi suspenso pelo Twitter.
A conta do suposto cientista de inteligência artificial @TenGazillionIQ, que também comentou na postagem, está temporariamente indisponível por “violar as políticas da plataforma”, segundo o Twitter.
Detalhes do filme
Dirigido por Rob Marshall, “A Pequena Sereia” traz um elenco de destaque com Halle Bailey, Melissa McCarthy, Jonah Hauer-King, Jacob Tremblay, Awkwafina, Javier Bardem e Daveed Diggs. Além disso, Lin-Manuel Miranda e Alan Menken apresentam músicas originais e inéditas para a versão live-action.
O longa está sendo anunciado como uma releitura do clássico musical de animação que foi vencedor do Oscar em 1989. A nova versão de “A Pequena Sereia” tem estreia prevista para 26 de maio de 2023 nos cinemas. Veja o trailer abaixo: