O BlackBerry Z10 pode ter sido o destaque do lançamento do BB10, só que muitas pessoas estão esperando mesmo é pelo Q10 e seu teclado físico. “Eu ainda poderei ter um BlackBerry parecido com meu BlackBerry antigo?” Claro, e melhor.

Vamos direto para o detalhe mais importante: o teclado é um pouco maior do que o já super-utilizável do Bold 9900. Ele também é mais plano, em comparação com o teclado ligeiramente curvado do 9900. O layout não foi alterado, mas as teclas são menos lustrosas que antes, o que é um detalhe pequeno mas muda a sensação tátil do teclado.

Isso tudo resulta em uma experiência de digitação que mantém totalmente a sensação de se digitar em um BlackBerry – porém a torna um pouco menos sóbria. Ele, de alguma forma, dá a sensação de um celular moderno, só que com um teclado físico.

bb-q10-handson (3)

Comparação do BlackBerry Bold 9900 vs. BlackBerry Q10

Então entramos no software. Os novos gestos do sistema BB10 funcionam muito bem na tela menor do Q10, e alguns na verdade são mais fáceis de se realizar. Deslize de baixo para exibir suas notificações, e continue para a direita para ver o Hub – isso é mais eficiente aqui do que em uma tela maior.

A tela inicial com seus painéis ativos (apps com interface em miniatura) é um pouco mais espremida que no Z10, confirmando que a tela é grande mas nem tanto – mas ainda assim, no geral dá para usar. A tela é nítida o suficiente para você não ter que se preocupar com texto serrilhado, por exemplo, só que ela não se destaca como no iPhone ou no Lumia 920.

O Q10 tem uma traseira SoftTouch, e parece notavelmente mais leve que o Bold 9900, mesmo que não seja. O Bold era repleto de linhas duras, metal e plástico. O Q10 tem uma aparência suave, mas ainda parece ser durável.

bb-q10-handson (2)

Em alguns aspectos, o Q10 é surpreendentemente o dispositivo mais importante entre os novos Blackberries. Todo mundo usa touchscreen hoje em dia, mas tem sido difícil encontrar um aparelho competente com teclado físico. Se é isso que você estava esperando – e, certamente, há quem queira teclado físico – talvez esta seja finalmente a resposta.