por Daniel Junqueira

Hideo Kojima, criador de Metal Gear Solid, já tem um novo emprego: ele abriu seu próprio estúdio, chamado Kojima Productions, e está desenvolvendo um jogo que será lançado inicialmente para PlayStation 4, com apoio da Sony.



>>> Hideo Kojima não trabalha mais na Konami (e a empresa diz que ele só está de férias)
>>> [Review] Metal Gear Solid V: The Phantom Pain – Kojima deixa a Konami com uma obra-prima

Depois de meses de boatos, Kojima anunciou no Twitter que de fato deixou a Konami:

“Meu contrato de trabalho com a Konami foi encerrado no dia 15 de dezembro, então hoje marca um novo começo para mim. Estou comprometido em me envolver em atividades criativas enquanto estiver vivo. Ansioso pelo que vem pela frente.”

E a Sony já se adiantou para falar sobre o que vem pela frente. O novo estúdio Kojima Production (que leva o mesmo nome do que o que ele comandava na Konami) vai desenvolver um jogo novo que será inicialmente lançado para PlayStation 4, e depois também para PC.

PadPoet, community manager do PlayStation na Europa, postou no Medium o anúncio da parceria entre Sony e Kojima e também algumas das coisas que podemos esperar desse primeiro título pós-Konami.

“A Kojima Productions concordou em desenvolver seu primeiro título como um exclusivo em consoles para o PS4. Não vamos dar mais detalhes”, disse. “Exclusivo em consoles” significa que o Xbox One e o Wii U (assim como o futuro Nintendo NX) não devem receber o jogo. O pessoal do PC pode começar a juntar as moedas para comprar o jogo. “O título está planejado para ser lançado no PC (depois do PS4)”.

A duração da exclusividade não foi detalhada, nem se a parceria continuará em futuros jogos desenvolvidos pela nova Kojima Productions.

Sobre o primeiro jogo, não será nada relacionado a Metal Gear Solid (a franquia pertence à Konami) nem a Silent Hills, que Kojima produzia em parceria com o cineasta Guillermo del Toro e foi cancelado neste ano. “Será algo completamente novo”, disse Poet, sem entrar em mais detalhes sobre o que esperar disso.

[Kotaku, Medium]