Historiadores resgatam primeiro comercial da Nintendo; assista
A ONG VGHF (Video Game History Foundation), que visa preservar a cultura dos videogames, resgatou o primeiro comercial de TV da Nintendo lançado fora do Japão. Quem descobriu o comercial foi historiador de games Chris Kohler, que encontrou o filme de 16mm em um leilão online no eBay e informou à VGHF.
Kohler emprestou o rolo de filme para a fundação, que recorreu à empresa Movette Film Transfer para digitalizar o comercial. Na prática, foi necessário restaurar o comercial da Nintendo porque as cores haviam desbotado com o passar do tempo.
O console que a Nintendo mostra no comercial foi desenvolvido através de uma parceria entre a Nintendo e a empresa americana Mego para licenciar a série de portáteis “Game & Watch”. A série Game & Watch foi uma linha simples de videogames portáteis, vendido nos EUA com o nome “Time-Out”, sob licenciamento da Mego.
O vídeo mostra um videogame portátil da Nintendo e o jogo “Toss-Up”.
Ainda de acordo com a VGHF, o comercial é de 1980. Vale ressaltar que, em 1980, a Nintendo não era conhecida nos EUA – e nem no resto do mundo. Por isso, não há menção à Nintendo no comercial.
Aliás, a data exata de produção do comercial é de 25 de junho de 1980, dois meses após a fundação da Nintendo of America — que quase faliu nos primeiros anos e sobrevivia através licenciamentos até 1985.
Os historiadores da VGHF divulgaram o vídeo restaurado do primeiro comercial da Nintendo no dia 13 de junho.
Confira:
Nos EUA, a Mego lançou quatro versões do Game & Watch idênticas ao original da Nintendo, mas com a logo e a marca “Time-Out”.
Contudo, esse portátil teve apenas quatro jogos: “Toss-Up”, “Fireman Fireman”, “Flag Man”, e “Exterminator”. No caso, “Toss-Up” é o único jogo que aparece nesse comercial tido como o primeiro da Nintendo. O vídeo apresenta o jogo como “um jogo de esportes tão bom que até atletas vão jogar”.
A VGHF ressalta que o foco do videogame no comercial é posicionar o “Time-Out” como o dispositivo portátil ideal para jovens mais “cool”.
Ironicamente, essa postura é completamente diferente do que a Nintendo mostra em seus comerciais atuais, com consoles focando no público infantil e na família.
Mas, por outro lado, o primeiro comercial da Nintendo mostra uma semelhança no design com outros portáteis da empresa, como o Nintendo DS Lite e o Game Boy Micro.