Hoje é dia de Emmy: veja onde assistir a premiação ao vivo

Nos EUA a premiação é transmitida pelo canal NBC após um hiato de quatro anos. No Brasil, a transmissão do Emmy será feita pelo canal TNT na TV à cabo
Emmy
Imagem: Divulgação/Reprodução Television Academy

Após dois anos de restrições, a 74ª edição dos Emmy Awards retoma o formato original, e acontece nesta segunda-feira (12) em Los Angeles, nos Estados Unidos. Mais de 17 mil membros da Academia de Televisão votaram no prêmio. Os programas indicados tiveram que estrear entre junho de 2021 e maio de 2022.

O comando da festa fica a cargo de Kenan Thompson, humorista do Saturday Night Live que é mais conhecido do público brasileiro pela comédia infanto-juvenil “Kenan & Kel” (1996-2000). Mas muitos devem estar se perguntando, porque o prêmio vai acontecer na segunda-feira ao invés do tradicional domingo?

Tradicionalmente indo ao ar aos domingos, a premiação mudou para segunda-feira por conta da rodada de abertura da temporada da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos. No país norte-americano, o Emmy se reveza entre as quatro principais emissoras a cada ano e, em 2022, é a vez da NBC transmitir o evento.

O canal reservou o domingo para transmitir a partida entre Tampa Bay Buccaneers e Dallas Cowboys. Como o futebol americano dá mais audiência, a prioridade foi para o jogo, por isso a mudança do prêmio de domingo para segunda.

Quem transmite

No Brasil, a TNT será a responsável pela exibição. O canal pago deve começar com um esquenta para o Emmy 2022 a partir das 20h30, com entrevistas e imagens do tapete vermelho diretamente de Los Angeles. Os atores Robson Nunes e Emanuelle Araújo comandam a prévia, com comentários de Carol Ribeiro e Ikaro Kadoshi.

A cerimônia está marcada para às 21h, com apresentação de Aline Diniz e Michel Arouca e tradução simultânea de Robert Greathouse e Regina Pierantoni McCarthy. A TNT ainda faz uma reprise na terça (13), na faixa das 8h30, e na quarta (14), às 12h. Além disso, no canal E!, o foco é no tapete vermelho da premiação. A transmissão começa ainda antes, às 19h, com a chegada das celebridades no Microsoft Theater.

Quem são os principais indicados?

A série “Succession”, da HBO Max, lidera a premiação com 25 indicações, seguida por “Ted Lasso”, da Apple TV, e “The White Lotus”, também da HBO Max, que conta com 20 cada. Já “Only Murders in the Building” (Star+) recebeu 17 indicações e “Euphoria” (HBO Max) acumulou 16.

A sul-coreana “Round 6” não ficou de fora, e se tornou a primeira produção em língua não inglesa indicada na categoria drama. Ao todo, a série criado por Hwang Dong-hyuk recebeu 14 indicações ao Emmy 2022, e foi citadas em categorias importantes, como Melhor Ator em Série de Drama (Lee Jung-jae), Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama (Jung Ho-yeon) e Melhor Direção em Série de Drama.

Entre os streamings, a HBO foi a campeã de indicações, com cerca de 130 produções citadas. Na segunda posição, a Netflix teve 129. No campo da atuação, Jason Sudeikis (“Ted Lasso”), Jean Smart (“Hacks”) e Zendaya (“Euphoria”) são os favoritos a levar ao menos um prêmio para casa. A lista completa dos indicados ao Emmy 2022 pode ser vista diretamente no site da Television Academy.

Categorias já premiadas

Antes da premiação principal, o Emmy distribuiu os troféus das categorias técnicas. Produções como “Euphoria” e “The White Lotus”, da HBO, se consagraram como os grandes vencedores ao lado de “Stranger Things”, da Netflix. Cada uma teve 5 vitórias, junto com “Adele: One Night Only”, da CBS, e “The Beatles: Get Back”, do Disney+, que foram os destaques do primeiro dia.

A HBO/HBO Max conquistou 25 vitórias, enquanto a Netflix levou 23 prêmios. “Round 6” também já começou bem, com quatro vitórias, incluindo Melhor Atriz Convidada em Série Dramática, Melhor Design de Produção para Série Contemporânea e Melhores Efeitos Especiais. “Abbott Elementary”, por sua vez, foi a campeã da categoria de Melhor Elenco em Série de Comédia.

A cerimônia técnica do Emmy também premiou Chadwick Boseman pelo seu último trabalho como “Pantera Negra”, que aconteceu na série animada “What If?” da Marvel Studios. O astro venceu a categoria de performance de locução de personagem e foi a viúva Taylor Simone Ledward, quem recebeu o prêmio, dois anos depois da morte do ator.

“Chad ficaria honrado e eu fico honrada em seu nome”, afirmou a mulher do ator, Taylor Simone Ledward, ao receber o prêmio. “Quando soube que Chad foi indicado, comecei a pensar em tudo o que estava acontecendo no mundo, além da admiração que tenho com o compromisso e a dedicação que ele tinha com o mundo. Que momento lindo! Uma das últimas coisas em que ele trabalharia era algo tão importante para ele e o mundo, além de ser algo novo. Chad ficaria muito honrado e eu estou honrada em seu nome”, afirmou a viúva.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas