A Huawei apresentou hoje (3) seu novo smartphone flagship, o Mate 9. Com tela enorme de 5,9 polegadas, bateria monstruosa e um conjunto de duas câmeras, ele chega para ser um dos grandes aparelhos Android da atualidade.

Huawei P9 e P9 Plus são dois novos smartphones com câmera dupla certificada pela Leica
O Huawei Mate 9 se parece muito com o Samsung Galaxy Note 7

Por dentro, o Huawei Mate 9 roda um processador Kirin 960 octa-core da própria Huawei, junto com uma GPU Mali-G71 MP8 e um co-processador i6. Ele ainda tem 4GB de RAM, 64 GB de armazenamento interno (expansível via micro SD), porta USB-C e compatibilidade com Bluetooth 4.2. A tela de 5,9 polegadas tem resolução Full-HD, e ele roda o Android Nougat com a EMUI 5.0, a modificação do sistema feita pela Huawei.

A bateria promete não ser um problema: com 4.000 mAh, ela deixa para trás a de outros bons dispositivos da atualidade como o Galaxy S7 Edge (3.600 mAh) e Google Pixel (3.450 mAh). No caso do S7 Edge, o dispositivo costuma aguentar mais de um dia tranquilamente, então não seria nem um pouco surpreendente se o Mate 9 tiver uma autonomia muito maior do que essa.

A câmera dupla foi feita em parceria com a Leica e usa um sistema parecido com o do Huawei P9. Ele é composto por uma lente de 12 MP e um sensor monocromático de 20 MP, e ainda tem um recurso chamado “zoom híbrido” que promete zoom sem perda de qualidade. Abaixo da câmera traseira está o sensor de digitais, e na parte frontal do aparelho a Huawei colocou um sensor de 8 MP para selfies.

Edição especial Porsche

mate-9-porsche-1

A Huawei também vai colocar nas lojas uma versão especial do Mate 9 feita em parceria com a Porsche.

Ele é mais elegante, com tela curva de 5,5 polegadas com resolução Quad HD e acabamento metálico, o modelo da Porsche mantém praticamente as mesmas especificações do Mate 9, mas consegue ser ainda mais rápido: ele tem 6 GB de RAM, além de 256 GB de armazenamento interno. O leitor biométrico foi deslocado para a parte frontal, junto ao botão físico home.

O Mate 9 Porsche Design vai ser vendido apenas nas lojas Porsche Design Store por €1395.

mate-9-porsche-2

[9to5Google, TechCrunch 1, 2]