Ilha “fantasma” está desaparecendo no Mar Cáspio; satélite mostra

A ilha tinha uma área de 400 metros quando se formou, no final de janeiro de 2023, após uma erupção de um vulcão de lama
Satélites da NASA mostram ilha fantasma desaparecendo no Mar Cáspio
Imagem: NASA/Reprodução

Uma ilha “fantasma” do Mar Cáspio está desaparecendo, de acordo com imagens recentes de satélite. A ilha se formou no início de 2023, a cerca de 24 quilômetros da costa do Azerbaijaão, após a erupção de um vulcão de lama, recebendo o nome de Chigil-Deniz.

banner

Agora, cerca de dois anos após sua formação, satélites da NASA revelam que a ilha está desaparecendo devido à erosão da área. As imagens mostram a região em novembro de 2022, fevereiro de 2023 e dezembro de 2024, mostrando o local antes do surgimento da ilha, seu período de formação e a situação atual. Veja:

Imagem: NASA/Divulgação

As imagens foram captadas pelos satélites Landsat 8 e 9 da NASA e é possível notar que a ilha “fantasma” do Mar Cáspio está com os dias contados se compararmos seu tamanho atual em relação à imagem de fevereiro de 2023.

Ilha “fantasma” é formação comum no Mar Cáspio

Em um comunicado da NASA, Mark Tingay, geógrafo da Universidade de Adelaide, da Austrália, afirma que a ilha “fantasma” tinha uma área de 400 metros. Esse tamanho aparece na imagem de quando a ilha se formou, no final de janeiro de 2023.

Satélite da NASA registra ilha “fantasma” do Mar Cáspio em fevereiro de 2023. Imagem: NASA/Divulgação

Contudo, a imagem de dezembro de 2024 mostra que a ilha ao redor do vulcão diminuiu significativamente. Aliás, segundo a NASA, erupções vulcânicas conseguem formar esses tipos de ilhas devido à pressão sob a terra, que empurra fluidos, gases e sedimentos à superfície.

Algumas erupções conseguem criar formações de terra, como a ilha “fantasma”, enquanto outras destroem a área, como a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai.

Na região do Mar Cáspio, é comum haver erupções de vulcões lama, sobretudo na região próxima ao Azerbaijão, que possui mais 300 estruturas similares. De acordo com a NASA, a erupção mais forte na região ocorreu em 1950 e resultou na formação de uma ilha com 700 metros.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas