A história da Hy-Brasil, ilha fantasma da Irlanda que aparece em mapas antigos

Uma ilha-fantasma envolta em neblina e que só aparece a cada sete anos: conheça os mistérios e hipóteses por trás da Hy-Brasil
Hy-Brasil
Imagem: WikiCommons/Reprodução

Pelo menos 125 anos antes do Brasil receber seus primeiros portugueses, seu nome já reverberava em mapas mundo afora. Não estamos falando de um território na América do Sul, mas sim de uma ilha fantasma na costa da Irlanda: a Hy-Brasil. Para muitos, um mistério até hoje. Para outros, um erro cartográfico e lenda urbana. 

whatsapp invite banner

Cartas náuticas e relatos até recentes – apesar de duvidosos – já levantaram a existência do local misterioso e belo, um reino insular de povos antigos. Todos, porém, têm em comum a incerteza sobre a precisão de seu lugar exato: tal ilha é impossível de localizar pois cada relato a coloca em um lugar diferente. 

Um mapa retratou o arquipélago pela primeira vez em 1325 – à época intitulado somente como “Brasil”. Outros mapas ao longo dos anos mudaram o nome: Hy-Brasil já foi “Brazil”, “Breasil” ou “O’Brasil”. Em todos, um lugar diferente. Os mapas retratam a ilha ao redor de toda a costa da Irlanda ao longo dos séculos. Em um deles, apareceu na costa da América do Norte. 

O relato mais emblemático está na obra “O tour do viajante francês M. De La Boullaye Le Gouz na Irlanda” (tradução livre, sem edição no Brasil), de 1629. Nele, o autor diz que vários marinheiros já viram a ilha, mas nunca conseguiram chegar perto. Um morador de Dublin, chamado “Capitão Rich”, teria descoberto um porto, sem sucesso. 

O último retrato de Hy-Brasil em um mapa foi em 1872. Por isso, a principal hipótese é que não há, de fato, uma ilha fantasma, mas sim territórios que provavelmente nunca existiram. Acontece nas melhores famílias: a ilha conhecida como Sandy Island apareceu em mapas de 1774 até o Google Earth. O local foi removido depois que um grupo de pesquisadores a declarou inexistente, em 2012. 

Caso folclórico

Tudo indica que Hy-Brasil, apesar de estar longe de ser uma ilha fantasma, existiu… em um contexto muito específico do povo celta. O nome viria de “Ui Breasail”, ou “clã de Breasail”, na língua falada pelos celtas da antiguidade. É difícil precisar a origem do nome, mas uma coisa é certa: não tem a ver com o Brasil. 

No mito celta, Hy-Brasil seria uma massa de terra circular localizada no norte do Oceano Atlântico, a oeste da costa da Irlanda. Esse local fica oculto sob grossa neblina por sete anos e só se revela um dia aos olhos humanos e está sempre inacessível aos navegadores. 

Pode ter existido uma ilha neste local? Pode. Mas, como já foi sugerido em 1880, o local pode ter afundado e se transformado em um recife de corais. Além da imprecisão cartográfica, é impossível saber. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas