Durante a CES 2020, ao lado de uma nova família de smartphones convencionais, a TCL exibiu um conceito de telefone dobrável semelhante ao Galaxy Fold da Samsung. Mas agora, parece que esse dispositivo pode ter sido apenas um teaser para um próximo conceito de telefone deslizável com uma tela extensível oculta.

De acordo com a CNET, que obteve imagens vazadas do deslizável sem nome da TCL antes de sua estreia oficial ainda esta semana, o telefone possui uma espécie de moldura deslizante que pode ser retirada para transformar o dispositivo em um tablet. Isso significa que, em vez de dobrar para dentro como o Galaxy Fold ou para fora como o Mate X da Huawei, a tela do aparelho conceitual da TCL se dobra sobre si mesma, oferecendo o que parece ser um corpo muito mais fino, mantendo a capacidade de aumentar facilmente o espaço na tela quando necessário.

A partir das imagens vazadas (que parecem ser renderizadas), não está claro exatamente como a dobradiça do telefone conceitual da TCL realmente funciona, mas parece que o telefone vem com uma tela flexível ininterrupta e não está apenas esmagando duas telas uma sobre a outra.

Infelizmente, não há muitas informações adicionais sobre o aparelho conceitual da TCL além dessas imagens vazadas, dando a impressão de que o conceito está relacionado aos próximos telefones da série 10 da marca de alguma forma. Mas, em um momento em que tantas empresas estão experimentando telas flexíveis, é bom ver a TCL apresentar um toque inovador para a tecnologia dobrável.

Dito isso, tenho a sensação de que esses renderizadores estão fazendo o conceito da TCL parecer muito mais fino do que o telefone seria na realidade, porque com base no estado atual da tecnologia de telas dobráveis, seria incrivelmente difícil ter uma tela com uma dobra de raio pequeno o suficiente para caber dentro desse compartimento. Mas ainda assim, parabéns à TCL por pensar grande.

Pelo lado positivo, enquanto muitos outros fabricantes de telefones adiaram ou cancelaram os próximos eventos de lançamento depois que a GSMA cancelou oficialmente o Mobile World Congress 2020, a TCL ainda planeja continuar com seu evento previamente agendado, então há uma chance de podermos descobrir mais sobre este misterioso telefone deslizante ainda esta semana.