Dá para imaginar crianças curtindo de montão as impressoras 3D, mas os filamentos de plástico geralmente precisam ser derretidos a perigosíssimos 200°C. Por isso, a Bonsai Labs pretende finalmente criar uma impressora 3D segura para crianças, que aquece a “apenas” 80°C.

Isso ainda é bem quente, mas a BS Toy (o nome provisório da máquina) é muito mais segura para crianças que qualquer outra impressora 3D, como a MakerBot. Além disso, tem de haver uma troca entre funcionalidade e segurança, já que se os filamentos plásticos fossem derreter na temperatura de um quarto quente, nenhuma criação de impressora 3D sobreviveria ao calor do verão.

3d

O filamento biodegradável de baixa temperatura, criado especialmente para a impressora, está disponível apenas em acabamentos transparentes no momento, mas quando a BS Toy for finalmente posta à venda, filamentos coloridos – tingidos com material também seguro às crianças – estarão disponíveis. A impressora será grande o suficiente para produzir peças de até 10 cm de altura e 13 cm de largura.

A impressora BS Toy foi revelada na Feira de Brinquedos de Nuremberg, na Alemanha. Ela será lançada até o fim do ano, ainda sem preço definido. [Bonsai Lab via Nikkei Technology]

3d1