Índia chega à Lua e quer ser 1ª a pousar em região inexplorada
A Índia tem um plano audacioso: ser o primeiro país a pousar uma sonda em uma região ainda inexplorada da Lua. A missão Chandrayaan-3 lançou seu primeiro foguete em julho deste ano, e já se aproxima da órbita lunar.
A expectativa é que a sonda chegue no solo lunar no dia 23 de agosto. Para mostrar que a missão tem tudo para ser bem sucedida, o governo indiano compartilhou uma ilustração com a localização da sonda em relação ao satélite natural da Terra.
Chandrayaan-3 Mission update:
The spacecraft’s health is normal.The first orbit-raising maneuver (Earthbound firing-1) is successfully performed at ISTRAC/ISRO, Bengaluru.
Spacecraft is now in 41762 km x 173 km orbit. pic.twitter.com/4gCcRfmYb4
— ISRO (@isro) July 15, 2023
Na madrugada do dia 31 de julho, a nave realizou uma manobra chamada injeção translunar (TLI). Este é um acionamento de seus motores e iniciou uma jornada que a empurrou para fora da influência gravitacional da Terra e em direção à influência gravitacional lunar.
A espaçonave, cujo nome se traduz em “nave lunar” em sânscrito, é uma missão que acontece quatro anos após a primeira tentativa malsucedida da agência espacial indiana de pousar um rover na superfície lunar em 2019.
A primeira missão lunar da Índia, o Chandrayaan-1 foi lançado em 2008 e passou um ano em órbita lunar procurando evidências de moléculas de água.
Feito histórico
Se a Chandrayaan-3 conseguir tocar o solo lunar em segurança, a Índia vai ser quarta ‘potência’ a conseguir fazê-lo depois dos EUA, da União Soviética e também da China.
Além de entrar na lista dos países que pisaram na Lua, a sonda indiana pode ser a primeira a pousar em uma área nunca alcançada do solo do satélite natural da Terra.
A espaçonave lunar de 3,9 toneladas foi lançada em órbita terrestre em 14 de julho, pelo foguete mais pesado da Índia, o LVM3. Este marcou o sétimo voo consecutivo bem-sucedido do foguete. Ao todo, o módulo lunar pesa 1750kg.
Rússia também terá missão lunar
Após quase 50 anos, a Rússia se prepara para esvaziar um vilarejo no extremo leste do país e lançar a primeira missão lunar russa.
A agência espacial disse que vai lançar o módulo lunar “Luna-25” de uma base de lançamento espacial no dia 11 de agosto. A última operação do tipo foi feita em 1976, ainda na União Soviética.
Durante o anúncio, o governo russo informou que a missão tem como objetivo desenvolver tecnologias de pouso suave. Além de fazer pesquisas sobre a estrutura interna da Lua e exploração de recursos, como água.